A secretaria itinerante de combate à estiagem estará na Regional de Videira nesta quinta-feira (26)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), por meio da Diretoria de Resposta aos Desastres, está dando continuidade às atividades de atendimento e assistência aos municípios atingidos pela estiagem. Na próxima quinta-feira (26), estará na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira.

O diretor de Resposta aos Desastres, major Aldo Baptista Neto, e o gerente de Operações e Assistência, capitão Fabiano de Souza, acompanhados dos coordenadores de Defesa Civil das regiões impactadas, estarão nas SDRs para orientar e dar celeridade às ações de enfrentamento à estiagem, que deve se estender até o mês de junho, com chuvas abaixo da média climatológica.

Na quinta-feira (26), a secretaria itinerante vai atender municípios das Regionais de Videira e Caçador. O encontro será na SDR Videira, a partir das 8h15. Na oportunidade, a equipe receberá as demandas de cada município, conforme itens disponíveis no plano de ação de R$ 6,8 milhões, aprovado pelo Ministério da Integração, que são: tanques de polietileno de 5 mil e 10 mil litros, água mineral em vasilhame de 5 litros, purificador de água Clorin e caminhões-pipa.

De acordo com o secretário Regional, Evandro Colle, a ajuda vem em boa hora. “Seis dos sete municípios que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira já decretaram estado de emergência”, afirma. Como a previsão é que a estiagem se prolongue por mais dois meses, a intenção é amenizar as consequências para a população.

Estiagem – O último relatório da Defesa Civil Estadual registra 129 municípios em Situação de Emergência por estiagem em Santa Catarina. São 695.031 pessoas afetadas e R$ 667.124 milhões de prejuízo na agricultura e pecuária, conforme documentos de avaliação de danos de 123 municípios dos 129 recebidos pelo órgão.