Tempestades atingem Grande Florianópolis na noite de quarta-feira (29)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) acompanha a situação dos municípios atingidos pela forte tempestade na noite de quarta-feira (29). Comunicaram prejuízos os municípios de Florianópolis e São José. Entre tarde e noite desta quinta-feira (01), há risco de temporal isolado com chuva moderada a forte, granizo e vendaval, em boa parte do Estado, e a Secretaria permanece monitorando os municípios.

O coordenador municipal da capital, Luiz Eduardo Machado, informou que a tempestade intensa e os ventos atingiram 110 km, num curto espaço de tempo. “Os maiores danos foram na região continental” disse. Ficaram desalojadas no município 40 pessoas, 08 desabrigadas e 440 afetadas no total. Cento e dez residências foram danificadas e uma ficou destruída. Os bairros Estreito, Vila Aparecida, Monte Cristo e Costeira foram os mais atingidos.

Para a cidade de São José, a Secretaria já disponibilizou oito rolos de lonas para atender as famílias atingidas pelo forte vento. A Defesa Civil municipal informou, de forma preliminar, que mais de 100 casas foram atingidas. A equipe permanece em campo realizando os levantamentos dos prejuízos e atendendo as comunidades.

Conforme a estação Meteorológica, o volume de chuva no município foi de 25,4 mm. O vento, às 21 horas, atingiu 101,5km/h. Já em Florianópolis, no Itacorubi, atingiu 56,1 km/h e 99,0 km/h no aeroporto, conforme medições das estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram /INMET e Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

De acordo com o Ciram, as áreas de instabilidade associadas a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão), aliado ao forte calor e umidade relativa do ar elevada, favoreceu o desenvolvimento de núcleos fortes de instabilidade entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).

Alerta – Entre tarde e noite desta quinta-feira (01), há risco de temporal isolado com chuva moderada a forte, granizo e vendaval, em boa parte do Estado, de forma moderada a forte em algumas cidades, devido ao forte calor e a chegada de uma frente fria. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado também conta com atendimento de 24 horas.