Governo do Estado libera R$ 100 mil para atender Chapadão do Lageado após enxurrada

 dsc06508

O Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil liberou nesta segunda-feira (10), para Chapadão do Lageado, R$ 100 mil do Fundo Estadual para atender o município, após a forte chuva que atingiu a região no sábado (8). Segundo o Governador Raimundo Colombo, “o repasse visa recuperar os acessos às comunidades rurais e garantir o escoamento da produção agrícola do município, garantindo a sustentabilidade da comunidade afetada”. 

OUÇA aqui, o boletim.

Fotos: Defesa Civil Chapadão do Lageado

A chuva que atingiu o município de Chapadão do Lageado por volta das 22h30 de sábado, causou estragos em toda a cidade. Conforme informações encaminhadas para o Departamento Estadual de Defesa Civil, 1.356 pessoas foram afetadas e nove residências atingidas. As enxurradas e inundações bruscas deixaram o município com os sistemas de energia, transporte e de comunicação prejudicados.

O diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, alerta que no verão são comuns as chuvas isoladas, portanto há risco de enxurradas e inundações em todo o Estado. “É importante acompanhar a previsão do tempo e os alertas durante o período, os quais incluem as recomendações necessárias do que fazer antes e durante o evento previsto” ressalta.  

A coordenadora da Defesa Civil do município, Charliane Michel, informou que quatro famílias continuam isoladas. A Prefeitura trabalha para refazer uma ponte no local. A área urbana do município foi atingida causando prejuízos na Avenida 29 de Novembro. Já a área rural, a chuva atingiu as localidades de Serra do Tanque, Ranchinho, Rio do Meio, Alto Figueiredo, Figueiredo, Chapadão do Figueiredo, Rio Lageado e Ilha Grande Sebold.   dsc06520 

A Defesa Civil Estadual encaminhou uma equipe de técnicos para realizar vistorias nas áreas atingidas.

Previsão
De acordo com o Ciram/Epagri, o deslocamento de uma frente fria pela área oceânica do litoral catarinense vai intensificar áreas de instabilidade com pancadas de chuva, trovoadas, descarga elétrica e rajadas de vento forte por alguns momentos durante a tarde e parte da noite em todas as regiões do Estado. Há risco de temporal com possibilidade de alagamentos momentâneos e queda de granizo isolado, principalmente em áreas de vale e no Planalto.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com.