Defesa Civil Estadual disponibiliza geólogos para vistoriar áreas de risco

 corup_2.jpg(1)

O Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/UFSC) e com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), disponibilizou aos municípios impactados pelas chuvas desde janeiro, geólogos para vistoriar as áreas de risco. Alguns levantamentos já estão na fase de conclusão dos relatórios, outros devem levar um período maior até que o laudo seja emitido.

Fotos: Ceped/UFSC

Os trabalhos foram divididos por regiões: na região Sul do Estado, Siderópolis contou com o profissional do Deinfra. A vistoria está concluída e o relatório deve ser encaminhado nos próximos dias ao Departamento Estadual de Defesa Civil.

Em Criciúma, uma empresa da região colocou à disposição os especialistas. A vistoria está em andamento.

Jaraguá do Sul, na região norte, um dos municípios mais atingidos pelas enxurradas em janeiro, os trabalhos dos geólogos do Ceped/UFSC foram concluídos e os relatórios estão sendo elaborados. A princípio as áreas mais críticas foram vistoriadas, mas o município apresenta uma demanda de meses de estudo. Ainda na região norte, São Francisco e Corupá, já foram atendidos. Porém, em Corupá, os geólogos devem retornar as vistorias para que outras áreas sejam atendidas. As vistorias estão programadas para acontecer em Schroeder, Joinville, Araquari e Guaramirim, respectivamente.  

(2)so_francisco_3

 

(3mirim_doce_2)

Em Mirim Doce, uma equipe de profissionais atua na região, tanto engenheiros do Deinfra como do Ceped, trabalham nas vistorias. A Defesa Civil Estadual está aguardando o relatório. Outros municípios estão recebendo os profissionais: Taió, Rio do Campo, Agrolândia e Laurentino.  

Na Grande Florianópolis, no município de Santo Amaro da Imperatriz, conta com as vistorias dos geólogos do Ceped. A vistoria emergencial já ocorreu no dia 26 de janeiro e novas vistorias devem ser programadas no município para atender outras áreas.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com

Legendas: Corupá (1), São Francisco (2) e Mirim Doce (3).