Retrospectiva do verão em SC

O verão foi marcado por chuva frequente em SC, resultando em valores acima da média no estado em janeiro e com valores mais expressivos em fevereiro, com inúmeros eventos extremos com estragos e alagamentos em boa parte do estado, sendo a região entre Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a mais prejudicada. Toda essa chuva se deve ao canal de umidade da Amazônia direcionado para SC, responsável pela intensificação dos sistemas meteorológicos.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Em março, a chuva deu uma trégua para boa parte das regiões catarineses nos primeiros dez dias. Entre os dias 11 e 13 voltou a ocorrer chuva forte na maioria das regiões, com alagamentos especialmente entre Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Com relação à temperatura, o mês mais quente foi janeiro, o qual também foi muito abafado devido a elevada umidade do ar. Em fevereiro, a predominância de nebulosidade e a chuva deixaram a temperatura mínima acima da média, mas a máxima abaixo. Em março já foi sentida a diminuição da temperatura, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao Sul do Brasil.
 
Outono
 
Oficialmente, o outono começa neste domingo, dia 20 de março às 20h e 21min, e o início será influenciado por uma massa de ar seco e um pouco mais frio.
 
E o que é comum na estação de outono (climatologia)?

Nos meses de abril e maio, as chuvas diminuem significativamente em relação ao observado no verão, ficando em torno de 100mm a 160mm. Episódios de calor intenso são comuns, caracterizando o veranico, mas intercalados com períodos frios, ocorrência de geada e até precipitação de neve, especialmente no Planalto Sul. Nesta época, é comum a ocorrência de dias e noites de céu claro, o que favorece a grande amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima). A formação de nevoeiros noturnos, nos vales, associada a baixas temperaturas, confere às regiões, especialmente do Planalto, características europeias. Também é a época de atuação dos ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.
 
O que se espera para o outono de 2011?
A La Niña, com fraca intensidade, ainda influenciará a estação, antecipando a chegada do frio, que deve ser mais sentido a partir de Abril/Maio. Com relação a chuva, a previsão é que fiquem entre a média climatológica a abaixo desta, nas regiões Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral se espera chuva próxima da média climatológica. Vale salientar, que eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, por isso a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo. Já para temperatura, a previsão é que fiquem entre a média climatológica a abaixo desta, no trimestre. As ondas de frio mais intensas devem atuar em SC de Abril para Maio, com geadas generalizadas no estado e, possibilidade de neve, principalmente, no Planalto Sul, especialmente em Junho.

Informações: Gilsânia Cruz – Meteorologista
Setor de Previsão de Tempo e Clima – Epagri/Ciram
(48) 3239-8064