Redes Sociais e alarme contra enchente são temas de apresentações na Secretaria

 dsc07381

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) recebeu nesta segunda-feira (25), a visita da vice-presidente da Climatempo, Ana Lúcia Macêdo, para a apresentação do artigo “A reação no Facebook diante das chuvas torrenciais, comparação entre as populações de Santa Catarina e da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro”.

Também participaram do evento, os alunos da Escola Estadual Ruy Barbosa, de Timbó, com a apresentação do trabalho “Alarme contra enchentes”. As apresentações aconteceram para o secretário, Geraldo Althoff, para os diretores e gerentes da Secretaria.

No primeiro momento, a vice-presidente tratou das mensagens no Facebook, durantes as chuvas de janeiro deste ano, um comparativo entre as populações dos dois estados. No material, classifica a população catarinense como autossuficiente.  “Das mensagens analisadas no período, 243 delas eram voltadas para as condições ambientais e 109 de verificação da previsão do tempo, sem apelo religioso e sem muito apelo” destacou. O artigo foi aceito na Conference on Severe Storms – ECSS 2011, e será apresentado em Palma de Mallorca, na Espanha, em outubro deste ano.

Após a apresentação da Climatempo, os alunos Guilhermo R. Maass, Charles Benzi e Brayon M. Pieske, do 3º ano da Escola Estadual Ruy Barbosa fizeram a apresentação do trabalho “Alarme contra a enchente”. Segundo eles, a idéia do projeto surgiu em novembro de 2008, quando a região do Vale do Itajaí foi atingida pela catástrofe.  Para os alunos, “o objetivo é monitorar um local de risco, enviando um sinal sem fio para a central que aciona um sinal luminoso e sonoro” explicam.

O primeiro protótipo foi construído em MDF, com oito saídas para o alarme; já o segundo, foi montado em uma caixa de plástico com isolamento de borracha para a água não entrar. “É parecido com o protótipo 1, mas neste protótipo é utilizado um sistema de envio sem fio, caso tenha uma enchente ou inundação é enviado um sinal para a central que no caso é um receptor pequeno, que emite um sinal luminoso e sonoro” lembram. Parecido com uma campainha sem fio, pode ser colocada em qualquer lugar, pois é tão pequena, e se for instalada dentro de casa quase nem dá para perceber, mas o som da central é suficiente para alguém escutar num raio de 50 a 100 metros, dependendo do lugar.

O secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, elogiou a criatividade e o empreendedorismo dos alunos e disse que levará o trabalho para ser apresentado ao governador Raimundo Colombo.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.