Defesa Civil Estadual participa do 1º Curso Operacional para Radioamadores

270811_curso_rdio_amador_76

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), por meio da diretoria de prevenção, participou no sábado (27), em São Bento do Sul, do 1º Curso Operacional de Defesa Civil para Radioamadores (CODC/R). O curso foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil através da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), da Liga Amadora Brasileira de Radioemissão (Labre) e do Departamento de Defesa Civil de São Bento do Sul.

Foto: Defesa Civil São Bento do Sul

O curso teve a duração de quatro horas e abordou diversos temas relacionados à Defesa Civil e o apoio dos Radioamadores, entre eles: Sistema Nacional e Estadual da Defesa Civil; estruturação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec); princípios do Sistema de Comando de Operações (SCO) e radioamador na Defesa Civil. Os palestrantes foram major Emerson Neri Emerim, diretor de prevenção da Secretaria Estadual da Defesa Civil; Caroline Margarida, gerente de prevenção da SDC; Cistiane Nascimento, técnica em defesa civil da SDC; Sibila Mara Kruger, da Rener; Marcelo Granville, da Labre-SC e Aluisio Moreira, diretor do Departamento de Defesa Civil de São Bento do Sul.

De acordo com o diretor Aluisio Moreira, participaram do curso 50 radioamadores de diversas cidades: Blumenau, Campo Alegre, Canoinhas, Florianópolis, Imbituba, Indaial, Itajaí, Garopaba, Massaranduba, Piçarras, Rio Negrinho, Joinville, Rodeio, São Bento do Sul, Tubarão e Rio Negro.