Chuvas: como evitar a disseminação de doenças

As intensas chuvas têm provocado alagamentos, enchentes e deslizamentos.  A preocupação em ajudar os necessitados deve se somar aos cuidados sanitários para evitar prejuízos ainda maiores à saúde das vítimas.

O trabalho da vigilância sanitária, especialmente nas instâncias municipal e estadual, é extremamente importante nesse contexto: é preciso cuidar de aspectos básicos, como a garantia de água potável e alimentos aos desabrigados.

Fonte: Ministério da Saúde

Mas a atuação da vigilância sanitária vai além: passa pela triagem das doações de alimentos, medicamentos e produtos para limpeza, pelo monitoramento dos ambientes que recebem os desabrigados, pela orientação à população e pela prevenção de acidentes com os trabalhadores que atuam no salvamento e na remoção de escombros e sujeira.

Perigo invisível

É preciso evitar que as crianças nadem e brinquem na água que fica represada nas ruas e casas. A inocente brincadeira esconde perigos: microrganismos, como bactérias, fezes de animais, lixo e até resíduos do esgoto podem ser levados pela água por quilômetros afora, podendo causar náuseas, vômitos, febre e doenças.

Alimentos para o consumo

Alimentos que tiveram contato direto com água da enchente não devem ser consumidos. Alimentos cujas embalagens já estavam abertas e que entraram em contato com água da enchente também devem ser descartados. Alimentos industrializados e embalados em vidro, lata, a vácuo e em caixa tipo “longa vida”, que se encontram fechados e sem sinais de alteração, devem ter suas embalagens higienizadas com 2 colheres (sopa) de hipoclorito de sódio (2,5%) em 1 litro de água.

Não consumir alimentos

• Com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmido, mofado ou murcho);
• Embalados com plástico e não abertos, mas que tiveram contato com água de enchente (garrafas PET, leite, grãos ensacados);
• Latas amassadas, enferrujadas ou semiabertas.

Limpeza e desinfecção da caixa d’agua

• Feche o registro da água e esvazie a caixa d´água, abrindo as torneiras e dando descargas.
• Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.
• Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
• Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
• Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de hipoclorito de sódio (2,5%) para cada 1.000 litros de água. Na falta de hipoclorito de sódio, pode-se utilizar água sanitária que contenha apenas hipoclorito de sódio (NaClo) e água (H2O).
• Aguarde por duas horas para a desinfecção do reservatório.
• Esvazie a caixa d’água novamente para que a água com hipoclorito limpe e desinfete as tubulações. Essa água não deve ser utilizada para consumo humano, apenas para limpeza de pisos e calçadas.
• Tampe a caixa d´água para que não entrem pequenos animais, ratos ou insetos.
• Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.
• Finalmente, abra a entrada da água para o reservatório.

Como prevenir a leptospirose

A urina de rato pode transmitir doenças como a leptospirose.
• Evite o contato com a água ou lama de enchentes ou esgoto. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais.
• Mantenha os alimentos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e distantes do chão.
• Mantenha a cozinha limpa e sem restos de alimentos.
• Retire as sobras de alimento ou ração dos animais domésticos antes de anoitecer.
• Evite o acúmulo de entulhos e objetos sem uso no quintal e dentro da cozinha.
• Mantenha os terrenos baldios e margens dos rios limpos e capinados.
• Guarde o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até a coleta ocorrer.
• Para fazer a limpeza da moradia, use botas e luvas de borracha e se não tiver, use sacos plásticos duplos.

Prevenção a acidentes com animais peçonhentos

Em situação de enchente, animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões são uma ameaça e você deve estar atento para prevenir picadas. Os animais peçonhentos invadem as casas, aumentando os riscos de acidentes, principalmente em áreas verdes ou próximas a matagais. Entre com cuidado em casa e bata colchões, roupas, sapatos, toalhas. Não coloque a mão em buracos ou frestas. Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se e entre em contato com o Centro de Zoonoses ou Corpo de Bombeiros.

Higiene pessoal

A limpeza das mãos também é importante. Esta deve ser feita com água limpa ou com álcool 70%.