Secretarias regionais terão coordenadoria de Defesa Civil

Antes do lançamento da Operação Veraneio 2011/2012, nesta terça-feira (13), o governador Raimundo Colombo assina o decreto que cria as 36 Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina, com sede em cada um das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regionais (SDRs). A solenidade acontece a partir das 10 horas, na Via Expressa Sul.

Primeiramente, serão ativadas 13 unidades regionais da Secretaria Estadual de Defesa Civil em: São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Curitibanos, Canoinhas, Rio do Sul, Lages, Joinville, Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Tubarão e Criciúma. Em 2012, as outras 23 Coordenadorias serão ativadas, todas respeitando os critérios técnicos para a escolha dos coordenadores regionais. A função do coordenador é desempenhada por servidores públicos efetivos, civil ou militar.

O governador Raimundo Colombo diz que, apesar da Defesa Civil ser mais lembrada quando da ocorrência de desastres naturais, o Governo do Estado com a criação da Secretaria está buscando investir em prevenção e preparação, uma vez que os gastos com resposta e reconstrução são superiores aos investimentos em prevenção. “Estamos procurando reverter este quadro. E a criação das Coordenadorias Regionais é um dos elementos para estarmos mais presentes nos municípios catarinenses não só nos períodos de catástrofes, mas também buscando fortalecer os programas que visam à prevenção de desastres” destacou.

Para o secretário de defesa civil estadual, Geraldo Althoff, “as estruturas regionais irão possibilitar respostas mais rápidas e eficientes, além da utilização de recursos públicos e privados com mais responsabilidade, seriedade e comprometimento” frisou.

A Secretaria de Defesa Civil está preparando cursos de capacitação técnica aos novos coordenadores regionais, que deve acontecer no início do próximo ano. O projeto que prevê a estruturação das regionais com viaturas e equipamentos tem o objetivo de promover uma atuação eficiente, ágil e qualificada em prevenção, preparação, resposta e reconstrução no Estado.

As ações de regionalização serão realizadas em sua integralidade iniciando pelas regiões mais afetadas por desastres naturais, até atingir as 36 regionais de Santa Catarina.

Atribuições da Coredecs – executar os programas descentralizados da Secretaria Estadual, relacionados à prevenção, preparação e resposta aos desastres, além de orientar, de acordo com as normas e a legislação em vigor, a correta utilização dos recursos materiais e financeiros disponibilizados pela Secretaria a municípios atingidos por desastres. O coordenador regional também terá que promover e fomentar a discussão dos assuntos relacionados à proteção e defesa civil no âmbito de sua respectiva área de abrangência.

Confira os nomes dos 13 Coordenadores Regionais:

1. Regional de São Miguel do Oeste: Daniel Caron
2. Regional de Chapecó: Lázaro Muller
3. Regional de Joaçaba: Jones Scaravonatti
4. Regional de Curitibanos: Djalma Santos Niles
5. Regional de Canoinhas: Edson Antocheski
6. Regional de Rio do Sul: James Rides da Silva
7. Regional de Lages: Nilton de Lima Santos
8. Regional de Joinville: Antonio Edival Pereira e auxiliar – Jovani
9. Regional de Blumenau: Sandro Roberto de Carvalho
10. Regional de Itajaí: Eliezer Cardoso
11. Regional de Florianópolis: Hilton de Souza Zeferino
12. Regional de Tubarão: Carlos Moisés da Silva
13. Regional de Criciúma: Rosinei da Silveira

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.