Temporal atinge Santa Catarina e causa prejuízos.

1544183 786416771384829 577021823 n

Foto: Prefeitura Municipal de Tubarão

Alguns municípios registraram além da chuva, queda de granizo vento forte nesta quarta-feira (08).  A cidade mais afetada pela chuva nas últimas 24 horas foi Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí. De acordo com a Defesa Civil do município, o volume alcançou a marca dos 67 mm. No entanto, a chuva não afetou a cidade inteira, apenas pontos específicos na região agrícola, inclusive com a incidência de granizo, causando prejuízos.

Na Grande Florianópolis, a Epagri/Ciram detectou pontos que acumularam 52,6 mm, em Florianópolis.  São José registrou 44,6 mm. No Médio Vale, Indaial foi a mais atingida pela chuva, com 35,8 milímetros. Já no Meio Oeste, Joaçaba teve o maior índice, alcançou a marca de 39,8 mm. No Oeste foi Xanxerê que teve 25,9 mm de chuva nas últimas 24 horas. Papanduva, no Planalto Norte também acumulou chuva significativa. Chegou aos 33 milímetros.  No Planalto Sul, Bom Jardim da Serra foi a cidade mais afetada. O volume de chuva chegou a 17,8 mm. No Sul, Tubarão teve queda de granizo e em 15 minutos acumulou aproximadamente 19 mm de chuva.

Em relação às rajadas de vento, as cidades mais afetadas foram Indaial, no Médio Vale do Itajaí, onde a velocidade alcançou 95,4 km/h. De acordo com a Epagri/Ciram a velocidade mais significativa foi registrada, no Morro da Igreja, em Urubici com 101,2 km/h. A ventania também atingiu Joinville, no norte Catarinense, onde árvores foram arrancadas com as rajadas.

Ainda existe alerta moderado para as próximas horas. A previsão mostra a possibilidade de temporais em algumas regiões como o Planalto e Litoral, que podem registrar chuva forte e queda de granizo no sábado. A previsão é de até 20 mm. No domingo, o volume pode ser maior, entre 30 e 50 mm, no Vale do Itajaí. A atenção redobrada fica por conta da Grande Florianópolis e sul do estado, onde a chuva pode chegar a 100 mm.

Na segunda-feira (13), ainda há previsão de chuva em várias regiões, mas com menor intensidade. A previsão é que nos quatro dias de alerta moderado, o volume de chuva seja equivalente ao esperado para cerca de 20 dias do mês de janeiro. Os valores mensais esperados ficam entre 190 a 210 mm.