Escolhido Projeto de Melhoramento do Rio Itajaí Mirim

IMG 4664Em reunião com representantes do Consórcio Itajaí Mirim, composto pelas empresas Prosul e GeoEnergy, o Prefeito de Itajaí Jandir Bellini e o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina fizeram a escolha pela melhor opção para o Estudo a ser executado no Rio Itajaí Mirim.

Os trabalhos fazem parte do Projeto de Melhoramento do Itajaí Mirim e vão beneficiar o canal retificado e o antigo. Também está prevista a construção de duas barragens. Uma será erguida na Jusante e a outra no encontro do trecho retificado e do canal antigo do Rio Itajaí Mirim.

As empresas apresentaram cinco propostas. A quarta foi a escolhida. A motivação é o menor impacto na comunidade ribeirinha. O objetivo é que os trabalhos comecem ainda no segundo semestre para que até o fim do ano, as obras possam ser licitadas.

O orçamento para a execução dessa etapa chega a R$ 107 mi. Os valores já estão garantidos pelo Ministério da Integração.

Segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, essa alternativa foi a menos impactante na comunidade. “Para chegar a essa opção foram grandes estudos feitos pela equipe do Consórcio. Todo esse conjunto de ações vai gerar menos impacto em Itajaí.” Afirmou Hobus.

Para o Prefeito de Itajaí Jandir Bellini a escolha foi a mais viável e com custo considerável. “A quarta opção foi a melhor e a escolha foi consenso entre Defesa Civil e Prefeitura.” Frizou.

A obra prevê a dragagem, aprofundamento do canal e a construção das barragens em pontos pré-definidos que vão permitir monitorar o volume de água. A ação do Governo Catarinense faz parte da política de implantação de Sistemas de Prevenção que acontece em todas as regiões de Santa Catarina.

Essa medida tomada numa parceira entre a Prefeitura de Itajaí, Governos de Santa Catarina e Federal faz parte dos estudos viabilizados pela JICA, que em 2009 apresentou Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí.