Mais municípios enviam Decretos de Situação de Emergência à Defesa Civil SC

RIO DO ESTE

Foto: Defesa Civil Rio do Oeste

Nessa terça-feira, 01, o número de municípios em Situação de Emergência, em Santa Catarina  alcançou a marca de 37. O número deu um salto nas últimas 24 horas. O que contribui para esse crescimento é o fato de que as águas começam baixar e possibilita as prefeituras encaminharem a documentação ao Estado. O número de cidades afetadas também cresceu. Agora, são 53 municípios.

O volume de pessoas que ficaram desabrigadas ainda é parcial, são 7.298 e os desalojados chegam a 43.790. Esses números devem ser alterados no decorrer das horas, já que os municípios devem informar, através do Formulário de Identificação de Desastre – Fide.

O documento deve apontar ainda dados como prejuízos públicos, privados em valores e volume de afetados, que compõe pessoas que ficaram fora de casa, isoladas e ou impossibilitadas de dar seguimento as atividades de rotina.

As chuvas começaram na segunda-feira, 23, em algumas regiões do Estado e seguiram até o o domingo, 29.

Chuva histórica.

Segundo dados da Epagri/Ciram o mês de junho deve entrar para a história. O volume de chuva é recorde em todas as regiões de Santa Catarina. Segundo o órgão oficial do Estado, responsável pela meteorologia, o acumulado superou os 500 milímetros. As regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí foram as áreas que registraram maior volume de precipitação

Os dados são referenciados ainda com a ocorrência do início do mês. Foram 20 dias de intervalo para o Estado ter mais uma onda de chuva intensa. Dados da Epagri/Ciram, apontam que o volume de chuva registrado nas duas ocorrência, no Vale do Itajaí e Planalto Norte é a pior depois de 1983.

A Bacia do Rio do Peixe foi uma das que mais sentiu os maiores efeitos das chuvas na semana que passou. O acumulado foi de 400mm no Oeste, onde houve maior concentração de chuva durante uma semana. Somente Chapecó, registrou 430mm em Chapecó, cuja a média climatológica é 175mm para junho.

Atualizações de números das chuvas clique aqui.