Governador e Secretário da Defesa Civil se reúnem com prefeitos do Oeste

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Durante a reunião com prefeitos de municípios da região Oeste de Santa Catarina, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus reforçou o apoio da instituição aos prefeitos, mas pediu que realizem os planos de trabalho de reconstrução para definir prioridades. “Até ontem tínhamos recebido apenas 08 planos, os municípios precisam finalizar esse levantamento para sabermos as reais necessidades,” disse.

Segundo, Hobus são mais de 60 municípios atingidos pelas chuvas que informaram a Defesa Civil de Santa Catarina sobre algum efeito adverso com a passagem do evento.

O governador Raimundo Colombo recebeu em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira, 6, representantes das cidades do Oeste do Estado prejudicadas pelas chuvas no mês passado. Foram tratados dos procedimentos para ajudar as prefeituras na reconstrução do que foi danificado pelas águas, garantindo ajuda financeira do Governo do Estado e do Governo Federal. Também participaram os secretários de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, e da Agricultura, Moacir Sopelsa, e deputados estaduais.

“Nós já temos uma experiência acumulada ao longo dos anos com as situações de emergência. Então, como são muitos municípios, o que precisamos agora é regular o processo. Há uma participação importante do Ministério da Integração Nacional, por meio da Defesa Civil Nacional, e da Defesa Civil de Santa Catarina. Os prefeitos estão entregando os planos de trabalho para recuperação, com as demandas financeiras, que passam agora por uma avaliação técnica para garantir a liberação. Depois de trabalhar com a emergência, aquele socorro imediato, passamos agora para ajudar na reconstrução. E esse processo de levantamento junto às prefeituras é necessário para fazer justiça de forma organizada, o município mais atingido recebe os valores maiores, e os menos atingidos recebem valores menores”, explicou o governador Colombo.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, afirmou que o material recebido pelas prefeituras será analisado para ser entregue em Brasília na próxima semana, junto ao Ministério da Integração Nacional, com a meta de definir a forma de parceria para a liberação dos recursos e ainda neste mês dar o retorno aos municípios. “Independentemente disso, muitos municípios já estão recebendo ajuda para que possam tomar medidas como recuperar as estradas e reabrir acessos. Esses trabalhos continuam”, acrescentou.

O secretário lembrou, ainda, que um dos principais problemas ocasionados no Oeste foi a perda de pontes, prejudicando o transporte da produção agrícola de propriedades rurais do interior dos municípios.

Para o prefeito de Coronel Freitas, Mauri José Zucco, um dos participantes da reunião, o encontro foi bastante produtivo. “Estamos caminhando com passos firmes, com perspectiva de soluções para os nossos problemas. Vamos receber ajuda dos governos federal e estadual. Já tivemos ajuda da Defesa Civil no atendimento emergencial, depois liberando combustível e recursos para reconstruir bueiros. Estamos caminhando, mas o problema é grande e nós temos muita coisa para ser corrigida, precisamos fazer passo por passo os procedimentos necessários para garantir o máximo de ajuda possível”, avaliou.

Na manhã de terça-feira, 04, os prefeitos participaram de uma reunião em Brasília, no Ministério da Integração Nacional, onde conversaram com o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Ba ocasião, seis planos de trabalho de reconstrução foram entregues. A previsão é que outros municípios tenham os documentos entregues na capital federal, na próxima semana, quando Moratelli ser reúne com os técnicos da Defesa Civil Nacional.