Passa de 20 o número de município com decretos homologados pelo Estado

florianopolis - chuvas no oeste 20150806 1350415767

Foto: James Tavares – Secom/SC

Até esta quinta-feira, 06, a Defesa Civil de Santa Catarina contabilizou 22 municípios que tiveram os Decretos Homologados pelo Governo do Estado. Desses, dois estão em Estado de Calamidade Pública e já foram reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. O restante decretou Situação de Emergência, durante as chuvas de meados de julho deste ano.

Além dos que já tiveram homologação, dois estão em fase de tramitação. De acordo com o cartório, dois municípios já estão em tramitação para homologação por terem alcançado índices. São eles, Ouro e Passos Maia. Também serão encaminhados pela Defesa Civil para homologação, Ipumirim e Seara, que apresentaram todos os documentos que comprovam os danos.

Durante as chuvas de julho, 63 municípios de Santa Catarina, todos no Oeste foram duramente castigados pela força da natureza. Conforme o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, o que os municípios devem finalizar agora os planos de trabalho para reconstrução. “Até agora só entregamos seis planos de trabalho em Brasília e precisamos desse material para levar a Brasília e requerer auxílio,” garantiu.

A previsão é que na próxima semana outros planos sejam encaminhados ao Ministério da Integração na busca de parceria. Durante a visita do ministro, Gilberto Occhi ao Oeste, logo após o evento, foi garantido que o Governo Federal será parceiro na reconstrução de pontes e casas. O ministro salientou que a parceria com o Estado para beneficiar os municípios poderá ser amparados nos projetos kits de transposição de obstáculos e casas modulares, como as que estão em fase de instalação em Xanxerê e Ponte Serrada.

O Secretário Milton Hobus lembrou que já estão catalogadas 74 pontes destruídas durante a passagem do evento. “Precisamos saber qual a necessidade para estabelecer com o Ministério da Integração qual será nossa participação e qual será a parceria da União, por isso é importante que os municípios entreguem os levantamentos.” Pontuou.

Durante o encontro com o Governador nesta quinta-feira, os prefeitos do Oeste ouviram do Governador e dos Secretários de Estado da Agricultura e Defesa Civil, o que está em desenvolvimento após cheia, como a busca por recursos a juros zero para as empresas, cascalho para vias de interior dos municípios e da defesa civil todo apoio dos coordenadores regionais da SDC na elaboração dos Planos de Trabalho de Reconstrução.

Participaram representantes dos municípios de Modelo, Ricardo Luiz Maldaner, Nova Erechim, Volnir Pirovano, de Maravilha, Rosemar Maldaner, de Caibi, Dilair Menin, Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, Águas de Chapecó, André Tormen, de São Carlos, Cleomar Khun, de Planalto Alegre, Plínio Dallacorte, Coronel Freitas, Mauri José Zucco, de Águas Frias, Danilo Daga, Saudades, Daniel Kothe, de Xaxim, Idacir Antonio Orso, Pinhalzinho, Fabiano da Luz, de Nova Itaberaba, Antonio Domingos Ferrarini e os prefeitos em exercício de Bom Jesus do Oeste, Elton Henrique da Silva e de Sul Brasil, Celso Antônio Fazzioni.