Defesa Civil SC visita áreas dos centros regionais no Norte do Estado e Vale do Itajaí

9791e16c-8a85-4c6d-baf3-a337bd2e6491

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, cumpre a agenda de visitas nas áreas dos Centros Regionais da Defesa Civil, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), será a vez da visitar passar por Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Itajaí. Ele vai acompanhado pelo gerente de Operações de Assistência Humanitária, Alexandre Sampaio e responsável pelos Centros, Aélcio Setubal.

Na quinta-feira (21), a equipe esteve em Joinville e Jaraguá do Sul. Na sexta-feira (22), a comitiva passará também em Blumenau e Itajaí. Até agora, 13 municípios já foram visitados. Os Centros Regionais de Operação Treinamento e Sala de Situação – Centros Regionais serão instalados em cada cidade sede do coordenador regional da Defesa Civil. No total, 20 centros, incluindo o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd- serão instalados até maio de 2017.

Segundo Moratelli, os centros servirão para coordenar as ações entre os agentes do estado em situações de crise que vão desde enchentes, ventos, incêndios, qualquer situação que necessite um protocolo de operação que vise proteger a população. Durante uma situação de crise será o local onde o Estado opera a sua plataforma de assessoramento e de gestão junto com a regional.

Além de base para os coordenadores regionais, os Centros Regionais serão uma espécie de braço do Cigerd. Durante um momento de evento adverso em determinada localidade, ele pode servir de ponto de encontro entre os atores envolvidos na gestão da crise.