Defesa Civil realiza reunião com coordenadores regionais em Rio do Sul

Foi realizada nesta segunda-feira (21), no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Rio do Sul, a reunião com os coordenadores da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) das regiões do Planalto Serrano, Vale do Itapocú, Médio e Alto Vale do Rio Itajaí. O objetivo do encontro foi a integração de ações com o chefe da DCSC, David Busarello, e captar as necessidades das coordenadorias regionais, dos centros integrados de gerenciamento de risco e desastres (CIGERDs) e dos centros de logísticas (CELOGs).

Na abertura dos trabalhos Busarello destacou a importância das coordenadorias e que acredita que os técnicos devem ter liberdade de ação. “Precisamos fazer as coisas evoluírem e funcionar. Quando assumi a responsabilidade coloquei como objetivo desenvolver a DCSC e atender os catarinenses da melhor forma”, ressaltou. O Chefe da DCSC enfatizou que os coordenadores são a linha de frente e possuem um papel fundamental no suporte técnico no gerenciamento da proteção e defesa civil. “Quero que nossos coordenadores regionais tenham a liberdade para atuar, pois são os elos de ligação entre os municípios e a DCSC”, completou.

Dando continuidade a reunião os coordenadores trouxeram as necessidades de cada regional e as ações realizadas. Um exemplo foi o coordenador da regional de Taió, Alexander Baasch, que expôs a necessidade de manutenção e melhoria em algumas estruturas. “Vamos alinhar com os engenheiros da DCSC e providenciar as ações”, completou.

Já o responsável pela Regional de Jaraguá do Sul, comentou sobre as dificuldades em relação aos municípios, como a falta de estruturas e de capacitação dos coordenadores municipais. “Precisamos criar uma cultura de proteção e defesa civil nos municípios. Acima de tudo é necessário que os gestores municipais encarem a área como prioridade”, explicou. O mesmo assunto foi reforçado pelo coordenador regional de Blumenau. De acordo com ele, a falta de preparo das estruturas municipais muitas vezes atrasa o atendimento durante as ações de resposta a eventos extremos. “Encontramos até mesmo dificuldade no levantamento de informações e comprovação de danos nos municípios”, exemplificou.

Todas as questões apontadas pelos coordenadores serão trabalhadas pela DCSC para integrar ainda mais as ações do Governo do Estado com os municípios e acima de tudo garantir uma resposta mais rápida aos catarinenses. Busarello comentou que ferramentas estão sendo criadas para agilizar a comunicação com a população e com os coordenadores regionais. “Precisamos qualificar os profissionais nos municípios e incentivar que as prefeituras busquem a criação de um quadro técnico de proteção e defesa civil para a continuidade e garantia nos trabalhos”, disse. O Chefe da DCSC finalizou agradecendo o apoio e o trabalho dos coordenadores regionais. “A ideia é manter esses encontros, mas de forma virtual, para manter a integração.