Defesa Civil de Santa Catarina confirma tornado em Santa Cecília

No último final de semana, 2 e 3 de setembro, e segunda-feira, 4, a formação de uma frente fria associada ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, combinados ao intenso fluxo de calor e umidade vindos do norte do país favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina.

Por volta das 23h da noite do último domingo, 3, no município de Santa Cecília – mais precisamente na comunidade de Anta Morta – uma tempestade ganhou intensidade e adquiriu características supercelulares, que foram identificadas por imagens do radar meteorológico de Lontras. Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado na localidade.

As imagens abaixo, extraídas do perfil do Facebook da Comunidade Anta Morta, mostram os danos do fenômeno numa plantação de Pinus:

Confira abaixo mais imagens tiradas pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Curitibanos, feitas pelo coordenador regional Valdemar Lorega:

Na Figura 01, pontos (a) e (b), são exibidas imagens do radar meteorológico de Lontras da noite do domingo, 3 de setembro, com destaque para Santa Cecília. Na Figura 1, ponto (a) é apresentado o campo de refletividade (dBZ) às 23h07, onde é possível identificar o núcleo da supercélula que ocasionou o tornado.

Ainda Figura 01, ponto (b) mostra o campo de estimativa da velocidade do vento, também às 23h07, onde é possível observar um forte dipolo, o que indica a presença de uma intensa rotação da célula. A velocidade dos ventos estimada pelo radar na região indicada pelo círculo amarelo superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h.

Já no ponto (c), é exibido o campo da variável ZDR às 23h16, que oferece uma estimativa da presença de materiais não-hidrometeorológicos suspensos na atmosfera (como galhos, telhas, etc). No círculo preto, é destacada a região da possível presença destes materiais, indicados pelos tons em azul da escala.