Defesa Civil de Santa Catarina participa do Julho Laranja

Hoje, sexta-feira (30), inicia o Julho Laranja, mês de prevenção a desastres. O evento tem como objetivo apresentar as dificuldades vividas na época e trazer a tona os aprendizados e reflexões acerca das cheias.

Foto: Marcelo Martins/ASCOM Prefeitura de Blumenau

Uma das atrações do evento foi a palestra do senador Espiridião Amim, que era governador de Santa Catarina em 1983, ano que teve uma das maiores enchentes em Blumenau, segundo a Defesa Civil do município o nível do rio chegou a 15,84 metros.

Foto: Marcelo Martins/ASCOM Prefeitura de Blumenau

A cerimônia de abertura aconteceu na Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), em Blumenau. O Julho Laranja é promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil e contou com a presença do Coronel Armando, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, prefeito de Blumenau, Mário Hildebran, vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza S. Nascimento, e instituições que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

Saiba mais sobre o Julho Laranja

A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (SEDECI) preparou diversas ações para marcar o mês de julho. Logo de início, no dia quatro de julho, ocorrerá o tradicional simulado de evacuação dos educandários do município. O simulado tem o propósito de capacitar e preparar profissionais e estudantes para um cenário de incidente na instituição, onde necessita a desocupação imediata dos locais.

No dia oito de julho será atendida a região da Velha Grande. A ação será realizada na EBM Conselheiro Mafra, e tem a parceria de outras secretarias municipais para atendimento e ações de cidadania.

No dia 12 de julho, uma visita técnica da equipe da Defesa Civil de Blumenau está prevista no Alto Vale, e tem como objetivo averiguar as barragens nas cidades de Taió e Ituporanga.

Haverá uma exposição itinerante com fotografias da época das enchentes junto aos terminais de ônibus de Blumenau (Velha, Garcia e Aterro) de 17 a 21 de julho. E para finalizar a exposição será no Norte Shopping, de 20 a 24.

Outras ações ainda ocorrem dentro do mês de julho, como treinamento a servidores, capacitação, trilha guiada ao Parque das Nascentes, além da campanha de doação de sangue, que perdurará durante todo o mês.

Defesa Civil de Santa Catarina
Thuana Raimondi | ascom@defesacivil.sc.gov.br