Defesa Civil sedia 1º Workshop dos Grupos Temáticos do Comseg Escolar

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) realizou o 1º Workshop dos Grupos Temáticos na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira (30), em Florianópolis.

O Workshop teve como objetivo debater o Plano Integrado de Gestão de Segurança Escolar (PIGESE), que possui ações de prevenção para diminuir a violência nas escolas catarinenses. Ao longo da tarde, os Grupos Temáticos do Comseg trocaram ideias e sugestões para refinar o documento.

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

“É muito importante estarmos aqui nesse Workshop pois é um trabalho articulado, nesse documento constam ações de cada Grupo e a finalidade aqui é pensarmos num produto final que represente todas as organizações e todas as pessoas que representaram essas organizações”, destacou Regina Panceri, coordenadora do Grupo Temático 2 - Normas e Protocolos.

Ao total o Comseg possui três Grupos Temáticos, são eles:
     Grupo Temático 1 - Espaços físicos e recursos humanos, coordenadora Marinez Zambon, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
     Grupo Temático 2 - Normas e Protocolos, coordenadora Regina Panceri, da Defesa Civil de Santa Catarina;
     Grupo Temático 3 - Comunicação Social e Publicidade, coordenador Nikolas Stefanovich, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O Workshop contou ainda com a participação da Deputada Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação do Parlamento e e integrante da Mesa Diretora do COMSEG. Na ocasião ela frisou a importância de alguns elementos, “Nós precisamos ter protocolos nas escolas, e isso precisa ser padronizado para sabermos como agir. É importante termos esse cuidado e preocupação com professores, estudantes e toda equipe. Muitas das vezes, questões básicas como manter o portão fechado e implantar sirenes nos ambientes já são medidas eficazes e fáceis de serem executadas”, destacou.

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Estiveram presentes também Marinez Chiquetti Zambon - Coordenadora do Grupo Temático 1 - Espaços físicos e recursos humanos, Nikolas Stefanovich - Coordenador do Grupo Temático 3 - Comunicação Social e Publicidade, e demais integrantes das diversas instituições públicas e privadas do COMSEG Escolar.

Quando será o próximo Workshop?

O próximo Workshop será sediado novamente na Defesa Civil de Santa Catarina e acontecerá no dia 14 de julho para debater a conclusão do Plano Integrado de Gestão de Segurança Escolar.

Saiba mais sobre o COMSEG

O grupo foi instituído pela Mesa Diretora da ALESC em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido no dia 5 de abril de 2023. O objetivo é  apresentar e desenvolver, no prazo de 90 dias, propostas visando aumentar a segurança nas escolas de Santa Catarina. O Comseg possui três grupos temáticos e todos precisam apresentar um relatório final até o dia 25 de julho.

Composição do COMSEG

Diversas instituições compõem o COMSEG Escolar, são eles:
   * Assembleia Legislativa (ALESC);
   * Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC)
   * Tribunal de Contas do Estado (TCE)
   * Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
   * Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC)
   * Secretaria de Estado da Educação (SED)
   * Secretaria de Estado da Saúde (SES)
   * Polícia Militar (PMSC)
   * Polícia Civil (PCSC)
   * Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC);
   * Associação Catarinense de Municípios (FECAM);
   * União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (UVESC);
   * Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
   * Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
   * Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE);
   * Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina (Ampesc);
   * Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);
   * Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe);
   * União Catarinense dos Estudantes Secundaristas (UCES);
   * União Catarinense das e dos Estudantes (UCE);
   * Associação Catarinense de Imprensa (ACI);
   * Conselho Regional de Psicologia 12ª Região-SC;
   * Conselho Regional de Assistência Social 12ª Região-SC.

Defesa Civil de Santa Catarina
   Thuana Raimondi | ascom@defesacivil.sc.gov.br