Juntos há 50 anos: Defesa Civil de Santa Catarina comemora meio século de existência com uma programação especial

     2023 é o ano da Defesa Civil de Santa Catarina! Mas você sabe por quê? Porque estamos comemorando meio século de existência! Isso mesmo, a nossa Secretaria completa 50 anos no próximo dia 18 de maio. São cinco décadas dedicadas à população catarinense, ao desenvolvimento de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, destacando sempre a autoproteção e resiliência e comprometimento ao longo dos anos.
     
     O Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, destaca a importância da Secretaria para a população de Santa Catarina “Nós temos o nosso slogan que é Defesa Civil Somos Todos Nós e, realmente, nós trabalhamos de forma unida e integrada com as coordenadorias regionais, defesas civis municipais, instituições de ensino, de pesquisa e extensão, com agências e outros órgãos do governo, com parcerias interinstitucionais.  Dessa forma, conseguimos desenvolver ações focadas de acordo com a  realidade de cada município, região, abrangendo o estado como um todo”.

     Para celebrar essa data, a Defesa Civil de Santa Catarina está preparando uma programação especial com uma série de atrações, voltada para a comunidade catarinense, escolas, servidores e colaboradores. A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, de 18 a 24 de maio, contará com a seguinte programação:

17/05 - Quarta-feira (evento aberto para o público):
Simulado de Acidente Rodoviário com Produtos Perigosos e Atendimento Emergencial
09h: Reunião no Paço Municipal de Içara 
14h: BR 101/KM 389 no bairro Quarta Linha, Criciúma
Obs: Será um simulado de acidente rodoviário envolvendo transporte de produtos perigosos, vítimas com lesões e óbitos; as instituições participantes são: DCSC, CBMSC, SAMU, PRF, PMSC, IMA, ANTT, POLÍCIA CIVIL, HELICÓPTERO ARCANJO DA PC, PM AMBIENTAL, VIG. SANITÁRIA, CELESC, CASAN, CCR VIA COSTEIRA.

18/05 - Quinta-feira (evento somente para convidados da Secretaria; será transmitido online no Youtube da Defesa Civil):
10h: Cerimônia Comemorativa dos 50 anos da Defesa Civil de Santa Catarina
Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

22/05 - Segunda-feira (evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):
13:30h: Participação da Academia Científica na Gestão de Riscos e de Desastres no Sala de Coletiva de Imprensa (Centro de Informação Pública/CIGERD)
Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

23/05 - Terça-feira (evento será realizado simultaneamente no Cigerd em Florianópolis e nas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil):
Manhã e Tarde: Participação das Escolas na Redução de Riscos e de Desastres: colocando a mão na massa
Obs: no Cigerd de Florianópolis teremos quatro escolas participando (2 no período da manhã, 2 no período da tarde); Nos demais Cigerds também teremos a participação das escolas, em média serão 36 escolas de manhã e 36 escolas de tarde.

24/05 - Quarta-feira (evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):
Radar Educa - Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina: Ferramentas e Recursos para a Gestão de Riscos e Desastres
Interessados fazer inscrição em: https://l1nk.dev/radareducaespecial50anos 
Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

     Saiba um pouco mais sobre a Semana 
     A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil foi instituída a partir da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009 e, desde então, vem sendo celebrada anualmente.  O objetivo é fortalecer a percepção de risco e preparar os catarinenses para enfrentar enchentes, inundações, ciclones, vendavais, granizo e outras adversidades. O foco é trabalhar de forma integrada, dessa forma, a Defesa Civil de Santa Catarina reconstrói áreas afetadas pelos mais diversos eventos hidrometeorológicos e climáticos em nosso Estado.
     
     Agora, voltando para as festividades, o evento principal será dia 18 de maio e acontecerá de forma presencial, somente para convidados, onde participarão o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, demais autoridades de Santa Catarina, servidores, colaboradores e familiares. O ato será na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, localizada na Avenida Governador Ivo Silveira, nº 2320, bairro Capoeiras, em Florianópolis. O evento também poderá ser acompanhado online através do link: estaremos criando o link na semana e enviando 
     
     É importante ressaltar que a programação conta com atividades voltadas para o público infanto-juvenil, ligadas ao Programa Defesa Civil na Escola, que este ano celebra 10 anos. Os estudantes de algumas escolas já pré-selecionadas participarão de oficinas (Pluvipet e Tornado de Pote) voltadas para a proteção, autoproteção e prevenção de desastres. 
     
     “A escola é um espaço coletivo de apropriação, produção, reflexão e reelaboração do conhecimento. No ambiente escolar é preciso implementar ações de prevenção, mitigação e preparação de desastres. Integrar a escola com a Defesa Civil de Santa Catarina é sinônimo de sucesso, pois a política de proteção e defesa civil e a política de educação estarão atuando juntas, de modo a aumentar a autoproteção, aliando teoria e prática, ensino e aprendizagem”, enfatiza Regina Panceri, Coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola.
     
     E para engajar a comunidade junto à nossa Secretaria, estaremos lançando o Edital para Coletânea de Fotografias Históricas, cujo tema é: “Defesa Civil de Santa Catarina: JUNTOS HÁ 50 ANOS - Resgate Histórico”. O objetivo desta Coletânea é promover um resgate da história da evolução da Defesa Civil estadual, tendo a participação dos cidadãos catarinenses, afinal, a Defesa Civil é feita por pessoas e para pessoas. Interessados podem se inscrever através do Formulário de Participação no site:  www.defesacivil.sc.gov.br 

Defesa Civil Somos Todos Nós!
#Juntoshá50anos
#EuSouDefesaCivil

Mais informações para a imprensa:
Thuana Raimondi
Assessoria de Comunicação
Defesa Civil de Santa Catarina
Fonte: (48) 99108-3538
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br



Foto: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina / ASCOM / Airton Carneiro.