Mais de 26 mil pessoas seguem desabrigadas em Santa Catarina e a cidade de Taió decreta calamidade pública por conta das chuvas

Foto: Roberto Zacarias / Secom

A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada ainda por temporais em Santa Catarina, especialmente em áreas do Grande Oeste. Nas últimas horas foram registradas chuva forte, muitos raios, rajadas de vento severas (126 km/h em Alpestre e 100 km/h em Chapecó) e queda de granizo. Nas demais áreas, chuvas de fraca a moderada intensidade continuam sendo observadas nesta manhã.

Nas próximas horas, permanece o risco elevado para temporais no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. Essa condição, no entanto, também se estende para outras áreas do centro/leste e norte do estado. O risco é alto para ocorrências associadas às condições meteorológicas, especialmente nessas regiões.

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família ao todo são 26.509 desabrigados em Santa Catarina. Hoje são 184 abrigos ativos atendendo as famílias que podem voltar para suas casas. Desde o dia três de outubro o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.879 ocorrências ligadas as chuvas em 151 municípios.

Ao todo, 133 municípios estão em Situação de Emergência. Além disso, duas prefeituras declararam Estado de Calamidade Pública, são elas: Taió e Rio do Sul. Foram contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado.

Equipes das prefeituras com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

OPERAÇÃO DAS BARRAGENS:
Dia 17/10/2023 Leitura: 07hrs Fonte: Régua ANA – Níveis CIDADES

• Barragem Sul (Ituporanga/SC )
  • Montante: 32,13 m IBGE: 402,13 m
  • Jusante: 3,50 m
  • Lâmina vertedouro 1,13 m
  • Comportas abertas: 0
  • Comportas fechadas: 5
  • Canal extravasor: Fechado.
  • Lâmina d’água C.E.: 0,0 cm
  • Tempo: Nublado.
  • Pluviometria: 33,2 mm
  • Reservatório: 111,47%
  • Barragem Oeste (Taió/SC)
  • Montante: 24,28 m IBGE: 363,28 m
  • Jusante: 8,20 m
  • Lâmina vertedouro. 0,98 cm
  • Comportas Abertas: 0
  • Comportas fechadas: 7
  • Canal extravasor: Fechado.
  • Lâmina d’água C.E.: 0,0cm
  • Tempo:Chuva.
  • Pluviometria: 46,8 mm
  • Reservatório: 109,22 %