Prevenção nas rodovias: áreas de escape que salvam vidas

     Assim como a Defesa Civil de Santa Catarina  possui ações de prevenção em decorrência aos eventos adversos, a Arteris Litoral Sul, também têm formas para prevenir acidentes no trânsito. De Norte ao Sul, de Leste ao Oeste, todos os dias, milhares de veículos transitam nas rodovias do Brasil. Seja para passeio ou para transporte de mercadorias, é necessário ter segurança nas estradas para que toda viagem ocorra da melhor forma possível e, nesse sentido, os motoristas contam com as áreas de escape da Arteris Litoral Sul – empresa especializada em gestão de rodovias. 
     Atualmente, são três áreas de escape em operação: Área de Escape do km 671,7 na BR-376/PR – em Guaratuba-PR; Área de Escape do km 667,3 na BR-376/PR em Guaratuba-PR; Serra do Cafezal-SP, está localizada entre o km 337 e o km 363 – são 26 km de extensão – entre os municípios de  Juquitiba e Miracatu com declive total de altitude de aproximadamente 1.200 metros. 
     Juntas, já foram utilizadas 513 vezes, com 798 vidas salvas. Toda área de escape precisa ser fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e de acordo com a Arteris Litoral Sul ”as áreas de escape são recursos de segurança projetados para as rodovias, principalmente em trechos como declives e serras, e possuem o mesmo conceito das pistas de automobilismo, como na Fórmula 1”. 
     Neste semana, por exemplo, em dois dias consecutivos (8 e 9/03), foram registradas duas entradas nas áreas de escapes da BR-376/PR, sentido Santa Catarina. Nos dois casos, graças a área de escape, os motoristas não sofreram ferimentos e tiveram suas vidas salvas. 
     Os dispositivos são projetados nas margens das rodovias e têm sinalização indicativa para que o motorista consiga direcionar o veículo, seja ele veículo pesado, caminhões, carretas, ônibus. A área de escape tem concreto com profundidade variável, aproximadamente 1 metro, e é preenchida com argila expandida (cinasita), parecido com as que são utilizadas na jardinagem. Segundo a Arteris, “ a caixa é projetada para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança”.


Simulado na Área de Escape do km 667,3 na BR-376/PR. Foto: Arteris S.A