Retrospectiva meteorológica DC/SC: 01/2023 – Janeiro com registro de 1 tornado e 3 microexplosões em Santa Catarina

Janeiro de 2023 foi marcado por muitos temporais e por eventos de tempo severo em Santa Catarina. O calor intenso, a disponibilidade de umidade e instabilidades associadas a áreas de baixa pressão provocaram tempestades que foram responsáveis por ocasionar chuvas pontualmente intensas, vendavais, três microexplosões e um tornado ao longo do mês.

No dia 13/01/23, a passagem de uma supercélula provocou queda de árvores e postes em vias públicas, alagamentos, destelhamentos de residências e o tombamento de um caminhão em Sangão, no Litoral Sul. Além disso, o sistema deu origem a um tornado (Figura 01).

Figura 01 – Imagem do tornado e do tombamento de um caminhão em Sangão. Fonte: Defesa Civil Municipal.

O dia 17/01/23 foi marcado por muitos temporais e diversas ocorrências pelo estado. Durante a tarde, uma linha de instabilidade se formou no Grande Oeste e avançou de leste para oeste, provocando uma microexplosão ao passar por Xanxerê (Figura 02). Já no Planalto Norte e Médio Vale do Itajaí, temporais ocasionaram altos volumes de chuva em um curto período, situação que resultou em alagamentos em vias urbanas e residências, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de muros e de árvores nas cidades de Rio Negrinho, Rodeio, Benedito Novo, Ascurra, Indaial e Timbó. Em Rodeio, dos 173 mm registrados num período de 12h, 107 mm precipitaram entre às 19h00 e 20h00.

Figura 02 – Fotos de destelhamento e alagamento em Xanxerê. Fonte: Defesa Civil Municipal.

O período entre os dias 23 e 28 de janeiro foi marcado por altas temperaturas em Santa Catarina, típicas da estação. O calor, combinado à umidade, provocou temporais com vendavais e chuva intensa nas regiões Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí no dia 23, com registro de danos em infraestruturas, destelhamentos, interrupção de energia, além de quedas de árvores, enxurradas e alagamentos. No município de Gaspar, no Médio Vale do Itajaí, foi confirmada a ocorrência de uma microexplosão. Em Chapecó, os danos foram associados principalmente aos ventos fortes, enquanto Nova Veneza registrou ocorrências de alagamentos (Figura 03).

Figura 03 – Fotos de destelhamento em Chapecó (esquerda) e de alagamentos em Nova Veneza (direita). Fonte: Defesas Civis Municipais.

Após alguns dias de tempo estável devido a atuação de uma massa de ar seco, os temporais retornaram no dia 29/01, atingindo todas as regiões catarinenses. As tempestades mais intensas e danosas ocorreram nas regiões Oeste, Litoral Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí, onde provocaram enxurradas, vendavais, alagamentos e deslizamentos. Em Abelardo Luz, município da região Oeste, foi confirmada a  ocorrência de uma microexplosão (Figura 04). No Grande Oeste, os temporais provocaram danos em infraestruturas, destelhamentos, quedas de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Figura 04 – Fotos dos danos associados à microexplosão em Abelardo Luz. Fonte: Defesa Civil Municipal.

Nos dias 30 e 31/01, os temporais se concentraram no Litoral Sul catarinense, causando danos relacionados a vendavais e chuvas intensas em Orleans, Santa Rosa do Sul, Urussanga, Cocal do Sul e Braço do Norte (Figura 05).

Figura 05 – Imagens dos danos associados à ocorrência de tempestades em Orleans, Braço do Norte e Santa Rosa de Lima, da esquerda para a  direita. Fonte: Defesas Civis Municipais.

No mês de janeiro de 2023, embora muitos eventos de chuva pontualmente intensa tenham ocorrido, pode-se dizer que os acumulados totais de precipitação foram uniformes em Santa Catarina, conforme mostra a Figura 06. Na maior parte do estado, os volumes ficaram entre 150 e 200 mm. Entretanto, destacam-se as regiões entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, além de uma pequena porção do Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, onde foram observados acumulados acima de 200 mm.

Figura 06 – Distribuição espacial da precipitação em janeiro de 2023, em Santa Catarina. Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Embora a chuva tenha sido uniforme no estado, os acumulados não atingiram o esperado pela climatologia, conforme é possível observar na Figura 07, que apresenta as anomalias de precipitação em janeiro de 2023 em Santa Catarina. No Litoral Sul, por exemplo, chove em média entre 200 e 350 mm no mês de janeiro, mas em 2023 as chuvas registradas ficaram entre 80 e 120 mm abaixo destes valores. No geral, as chuvas ficaram próximas a abaixo da média no estado, em valores entre 0 e -80 mm. Apenas em pequenas áreas dos planaltos foram registrados valores próximos a ligeiramente acima da média.

Figura 07 – Distribuição espacial das anomalias de precipitação em janeiro de 2023, em Santa Catarina. Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Elaborado por: Meteorologista Elen Pelissaro.