15h30: Boletim das chuvas que atingem Santa Catarina

A Secretaria Estadual da Defesa Civil divulga o boletim das chuvas em Santa Catarina, atualizado às 15h30 desta quinta-feira (8).

Municípios impactados: 27 cidades
Municípios em Situação de Emergência: Rio dos Cedros, José Boiteux, Rio das Antas e Pouso Redondo.
Desalojados: 285
Desabrigados: 124 desabrigados
Afetados: 23.693

Acompanhe as informações de alguns municípios:

Rio dos Cedros: impactado por enxurrada, tem 101 pessoas desalojadas, 59 desabrigadas, 153 residências danificadas e 10.230 afetados. O município decretou Situação de Emergência na tarde de hoje. Os serviços de energia, transporte e comunicação foram prejudicados.

Penha: bairros atingidos centro, Nossa Senhora de Fátima, São Nicolau, Gravatá, Santa Lidia e Armação. Na cidade são 96 desalojados e 690 afetados. Problemas no sistema de transporte.

Vitor Meireles: problemas de alagamentos e deslizamentos. São cinco famílias desalojadas. A SC 421 está interditada, que liga os municípios de Ibirama, Vitor Meireles e Presidente Getúlio.

Angelina: são 830 afetados. Registrou problemas no sistema de transporte.

Indaial: transbordamento dos rios Itajaí-Açu e Rio Benedito. São 60 desalojados e 400 afetados. Ficaram danificadas 30 residências.

Jaraguá do Sul: área rural localidade de Garibaldi e Rio da Luz. Entre os afetados na área urbana estão São Luiz, Ilha da Figueira, Tifa Martins e Rio Cerro. São 5.000 pessoas afetadas.

Botuverá: tanto a área rural quanto a urbana foi impactada. De acordo com a defesa civil local a precipitação pluviométrica atingiu 171 mm, elevando o Rio Itajaí-Mirim em 5,80 m acima do nível normal. São 16 pessoas desalojadas.

Pouso Redondo: 65 pessoas desabrigadas. Problemas no abastecimento de água e no serviço de transporte.

Rio do Campo: são 2.500 pessoas afetadas. As inundações atingiram principalmente a área rural do município, como as comunidades de Ribeirão Carneiro, Rio Azul, Barra da Anta.

Águas Mornas: são cinco bairros atingidos, sendo 850 pessoas afetadas no total.

Corupá: BR 280, km 96, entre Corupá a São Bento do Sul está interditada por queda de barreira.

São João Batista: o Rio Tijucas transbordou e pelo menos quatro bairros registraram inundações.

Caçador: de acordo com o chefe da Defesa Civil Municipal, Sérgio Eloi Bisotto, o Rio do Peixe já está mais de 3 metros acima do nível normal. Cerca de 40 famílias deixaram suas casas. Os pontos críticos até o momento são Loteamento Tarumã, Cibrazen, Vila Kurtz, Vila Paraíso, Bairro Berger e ruas no centro.

Vargem: são 180 desalojados, 80 desabrigados e 500 afetados.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695.