Aberta as inscrições para a capacitação de professores no Programa Defesa Civil na Escola.

As inscrições são destinadas a professores do 6º e 7º anos das escolas que fazem parte ou que queiram aderir ao Programa Defesa Civil na Escola e podem ser realizadas até o dia 30 de abril. Na edição de 2021, em função das ações de combate ao Covid-19, o Programa será realizado totalmente na modalidade de ensino a distância (EAD).

O Programa Defesa Civil na Escola promove capacitação de alunos e professores com uma sistemática que incentiva a participação compartilhada e eficaz na gestão de risco e desastres nos municípios Catarinenses. Ou seja, para preservar vidas e reduzir os prejuízos a população precisa saber como agir se tornar protagonista em relação a autoproteção.

A inciativa é executada em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), de Camboriú, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação que incorpora a temática de proteção e defesa civil no currículo escolar. O Programa Defesa Civil na Escola também promove ações que buscam ampliar a resiliência nas comunidades com a redução de danos, a prevenção, mitigação e preparação dos estudantes.

O Programa Defesa Civil na Escola atende requisitos de estratégias da Iniciativa Mundial para Escolas Seguras das Nações Unidas, do Marco de Sendai, objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Plano Nacional de Educação, e da LeI estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

Segundo o chefe da DCSC, David Busarello, os conhecimentos repassados ampliam a percepção de risco e capacitam os participantes para agir de forma correta durante um evento adverso. Ele explica que a capacitação é realizada através da plataforma digital da Defesa Civil o que facilita a troca de conhecimentos e experiências. Já a Formação é realizada em 80 horas através de cinco módulos e conta com a tutoria, expertise e a certificação do Instituto Federal Catarinense de Camboriú.

A Defesa Civil na Escola assegura a efetivação da legislação, aliando a teoria a prática. De forma lúdica, criativa e inovadora leva conhecimentos sobre Proteção e defesa Civil para alunos, professores e coordenadores municipais de Defesa Civil formando multiplicadores na escola e na comunidade”, comentou Busarello.

Mais informações podem ser esclarecidas através do e-mail: escola@defesacivil.sc.gov.br ou no hotsite do Programa Defesa Civil na Escola clicando aqui.

As escolas interessadas a aderir ao Programa podem clicar aqui.

Os professores podem fazer a inscrição para a capacitação aqui.

Formatura do Projeto Defesa Civil na Escola em Itapema. Registro feito em 2019 antes da pandemia do Covid-19. Foto: Flávio Jr DCSC