Assinado Cooperação Técnica entre Defesa Civil de SC e  UFSC

Na tarde desta terça-feira (20), foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo principal é integrar o comitê técnico científico, apoiar a realização de projetos de ensino, pesquisa, extensão, eventos e serviços voltados à redução de riscos e de desastres que afetam a sociedade catarinense, bem como suprir a capacitação técnica dos profissionais que atuam na área.

WhatsApp Image 2018 11 20 at 15.58.22

A partir deste termo, a SDC/CIGERD poderá receber professores e estudantes de diferentes áreas da universidade, os quais poderão realizar estudos, pesquisas, atividades de extensão e estágio, nos 20 Centros Regionais de Gerenciamento de Riscos e de Desastres do Estado de Santa Catarina.

A UFSC tem um papel fundamental na formação profissional, além da sua abrangência e capilaridade, bem como áreas de estudo reconhecidas na redução de riscos e de desastres.

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar considera que termos de cooperação técnica como este, em que há diferentes possibilidades são muito importantes tanto para a universidade quanto para a SDC.

O secretário de Estado da Defesa Civil João Batista Cordeiro Junior salientou a importância do desenvolvimento de pesquisas e estudos com foco em áreas de interesse da Secretaria, e o quanto os cursos de Mestrado (Mestrado em Desastres Naturais) como cursos de graduação (Meteorologia, Geografia, Engenharia, entre outros) podem contribuir para elevar a produção científica do Estado, reduzindo riscos e auxiliando na prevenção e mitigação.