Cerca de 500 pessoas participaram do primeiro dia de Conferência.

IMG 8392

A 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil finalizou os trabalhos nesse primeiro dia. Cerca de 500 participantes de quase 100% dos municípios catarinenses estiveram presentes durantes as discussões, onde delegados já eleitos em Conferências Municipais e Intermunicipais explanaram logo no início da tarde o Regimento Interno da 2ª CEPDC. O documento foi aprovado, com o pedido apenas que esteja disponível no site, assim como relatório final da 2ª Conferência Estadual.  Depois da aprovação do Regimento Interno, foram à plenária geral, onde houve um debate sobre os quatro Eixos da Conferência. Palestrantes discutiram cada as temáticas, para ampliar o conteúdo para o segundo momento que será realizado nessa quinta-feira, 27, a partir das 8h.

O Secretário de Estado Adjunto Rodrigo Moratelli acompanhou todas as atividades nesta quarta-feira e saiu satisfeito com o que foi apresentado. “Todos querem apresentar um grau de discernimento para a definição das diretrizes e princípios que serão levados para a Etapa Nacional. Amanhã é o momento de aplicar mais vontade de algo melhor e mais parcerias, entre União, Estado e Municípios, no que diz respeito a defesa civil.” Finalizou.

Para a coordenadora da Defesa Civil de Camboriú, no Vale do Itajaí, Carla Krug os trabalhos desenvolvidos nessa tarde foram fundamentais para que se amplie o campo de visão sobre prevenção.  “Daqui é que os agentes de defesa civil vão tirar o supra-sumo para a Conferência de Brasília. Temos Defesas Civis experientes, em Santa Catarina e isso eleva o nível das discussões. Acho que foi muito positiva.” Disse Carla.

O Secretário de Estado Milton Hobus garantiu aos agentes da Defesa Civil de cada município a parceria do Estado para o fortalecimento do setor. “Isso é defesa civil. Temos que trabalhar juntos. Nós temos que ir pro enfrentamento e fazer acontecer. Temos que pensar em prevenção, para não ver cidades serem castigadas várias vezes por ano com ações adversas do clima, como acontece com freqüência no Vale do Itajaí e no Sul do Estado.” Afirmou.

Amanhã, além das discussões já previstas terá a eleição dos 50 delegados que vão representar Santa Catarina na etapa nacional, que poderá ter a data de realização alterada.