Chuvas causam prejuízos nas regiões Serrana, Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) registrou, neste domingo (8), nas cidades de Ponte Alta, Florianópolis, Brusque e Criciúma prejuízos causados pela chuva forte, vendaval e granizo. Em Ponte Alta, na região Serrana, fortes vendavais e chuva de granizo, que duraram cerca de 30 minutos nesta manhã, atingiram mais de 500 residências e a área rural do município. Os abastecimentos de água e luz foram prejudicados, mas, segundo o secretário de Administração do município, Zone Madruga de Moraes, equipes da Casan e da Celesc atuam no local desde o ocorrido. No início desta noite, a região central da cidade já estava com o abastecimento de água normalizado.

“O estrago aqui foi grande, assim como o prejuízo para a agricultura local. Contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Ambiental de Lages e Correia Pinto”, explica Moraes. Segundo relatório do município, há 60 desabrigados e 20 desalojados. A prefeitura informou que irá encaminhar a Defesa Civil ainda neste domingo o pedido de situação de emergência do município.

Em Brusque, uma forte chuva iniciou às 17 horas deste domingo e o município já registra pontos de alagamentos e deslizamentos. Vinte pessoas estão desabrigadas e o deslocamento na cidade está complicado. Em Florianópolis, no norte da Ilha, a forte chuva desta manhã deixou ruas e casas alagadas nos bairros Rio Vermelho, Vargem Pequena, Ingleses e Vargem do Bom Jesus. Na região Sul, em Criciúma, a chuva provocou pontos de alagamentos e destelhamento de casas. Uma família de seis pessoas está desabrigada.

Alerta – A Defesa Civil está em alerta nos próximos dias devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o Litoral catarinense. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.