Comitiva de SC participa de reunião com a ONU.

Nesta sexta-feira (22) a comitiva catarinense, que acompanha a Plataforma Regional para a Redução de Riscos e Desastres nas Américas, em Cartagena na Colômbia, participou de uma importante reunião com a representantes da Nações Unidas (ONU).

WhatsApp Image 2018-06-22 at 12.59.50 1

Na oportunidade o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que também representa o Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, na qualidade de presidente, e o Diretor de Operações e Socorro a Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, colocaram em pauta a inclusão na agenda de debates e trocas de experiências a gestão de riscos entre países como o Brasil, Suíça, México, Argentina, dentre outros. Segundo Moratelli, é um passo importante para ajudar os Países e também o Estado, e fortalecendo o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O secretário Moratelli também declarou que o proximo Plano Pluri Anual (PPA 2020/2023 ) será mais detalhado incluindo ações de redução de riscos em todas as áreas. Tema que tem o objetivo de integrar governos estaduais e Federal.

Como exemplo citou a infra estrutura, “Precisamos de estradas mais seguras para diminuir o número de mortes no trânsito e que também sejam resistentes aos desastres para a garantia de corredores de evacuação”, explicou Moratelli. De acordo com ele, Outro exemplo é no setor agrícola que necessita ter uma estrutura local para responder de maneira eficaz no caso de crise de Biossegurança ou de falta de alimentos que poderia ser gerado por diversos fatores.

Já a representante do Secretário Geral das Nações Unidas na área de Redução de Riscos de Desastres, Mami Mizutori, afirmou que o assunto será analisado comprometeu-se a criar uma sala específica para temática na próxima Plataforma Global de Riscos, em Maio de 2019 em Genebra.

Com o foco em Santa Catarina, ainda durante o encontro, foi discutido com o representante da UNISDR para as América, Raúl Salazar, e com o coordenador do Programa Cidades Resilientes no Brasil, Sidnei Furtado, a certificação dos municípios Catarinenses no programa.

O programa Cidades Resilientes inclui fases que precisam ser cumpridas para obter a certificação que torna os municípios e a população mais protegidos, aflorando a percepção de riscos e a consciência de auto proteção das pessoas.

WhatsApp Image 2018-06-22 at 12.59.50

Ao final da reunião Mami Mizutori foi convidada para acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido em Santa Catarina. Ela também foi agraciada e um livro que apresenta o Estado.