Defesa Civil acompanha região sul do Estado e Grande Florianópolis e informa relatório

O Departamento Estadual de Defesa Civil informa a situação das chuvas em SC, conforme último relatório desta quarta-feira (19), às 13 horas. Até o momento, 16 municípios registraram ocorrências de alagamentos e enxurradas: Anitápolis, Araranguá, Arroio do Silva, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Forquilhinha, Maracajá, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Siderópolis, Sombrio, Imaruí e Tubarão.

Conforme informações repassadas pelas defesas civis de Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis e Imaruí, 2.696 pessoas estão desalojadas e 291 desabrigadas. O número de afetados em Santa Catarina pelas fortes chuvas é de 22 mil pessoas. As residências atingidas chegam a 226. As equipes dos outros municípios permanecem em campo realizando os levantamentos.

O Governador do Estado, Raimundo Colombo, acompanha a situação das chuvas em SC e determinou, ao Departamento Estadual, o deslocamento de uma equipe de técnicos à região sul para verificar a situação dos municípios atingidos na manhã desta quarta-feira.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, a situação mais preocupante é Criciúma e Nova Veneza, que segundo as informações registraram um grande número de atingidos. Em Criciúma são 2.500 pessoas desalojadas e 200 desabrigadas. Na madrugada, três abrigos estavam ativados. “Na região, conforme o Ciram/Epagri, as chuvas atingiram 170 mm nas últimas horas”, informou.

O município de Nova Veneza decretou situação de emergência, com registro de 163 pessoas desalojadas, 54 desabrigadas, duas pessoas feridas e 1.840 afetadas no total. Dos 16 municípios, outros devem decretar até o final do dia.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 – email: defesacivilsc@gmail.com