Defesa Civil Estadual informa a situação das chuvas em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) informou, nesta quinta-feira (15), a situação dos municípios catarinenses atingidos pelas fortes chuvas, vendaval e granizo nos últimos dias. Até as 17h, 12 cidades informaram ocorrências e cinco decretaram Situação de Emergência: Biguaçu, Água Doce, Balneário Barra do Sul, Herval D’Oeste e Schroeder. Ficaram desalojadas 601 pessoas, 87 desabrigadas e 65.293 afetadas no total. Ao todo, 2.019 residências foram atingidas.

A Secretaria Estadual, por meio da Diretoria de Resposta aos Desastres, já encaminhou materiais aos municípios que fizeram as solicitações para socorro e assistência das comunidades impactadas. Biguaçu recebeu 250 colchões, 5.000 telhas, 250 cobertores e 11 rolos de lonas. Para Balneário Barra do Sul, foram encaminhados 820 m² de lona e 800 telhas. O município de Água Doce recebe 50 cestas básicas, 200 telhas, 500 goivas, 400 quilos de pregos, 150 cobertores e 150 colchões. O valor em assistência aos três municípios foi de aproximadamente R$ 100 mil.

Previsão – Nesta sexta-feira (15), o tempo segue instável, alternados com períodos de sol em Santa Catarina. Em boa parte do dia ocorrem pancadas de chuva e descarga elétrica da Serra ao Litoral, principalmente no início e fim do dia, devido ao sistema de baixa pressão na região Sul. Temperatura elevada. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas. No sábado (16), a chuva persiste na madrugada e início da manhã, assim como entre a tarde e a noite na faixa leste do Estado. Nas outras regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. Temperatura elevada. Ventos de nordeste a noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa