Defesa Civil inaugura Regional de Chapecó

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura no próximo dia 22, ás 11hs, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Chapecó.

Segundo o secretário, a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para a população da Região. “O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, ressaltou.

WhatsApp Image 2018-02-16 at 18.59.23

O centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó que cedeu o terreno. O CIGERD foi construído junto ao Radar do Oeste, na rua Balduino Batisti,153, bairro Desbravador.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Clair Bazi, o novo espaço oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios.

A idéia do Centro regional é justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios e preparando estes, o que já e feito mas agora com uma estrutura referência que facilita ainda mais este processo.

O CIGERD Regional de Chapecó atende os 20 municípios da Associação (AMOSC). São eles: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Chapecó, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.