Defesa Civil monitora regiões afetadas pela chuva

noticia 34507 foto 901375g

Foto: Araranguá-divulgação

A secretaria de Estado da Defesa Civil continua monitorando as áreas atingidas pela chuva dos últimos dias. A comunidade que mais sofreu danos até agora é a de Araranguá no Sul de Santa Catarina. A prefeitura decretou  situação de emergência. Na cidade, o rio está sendo monitorado. O último levantamento divulgado apontou o nível da água em 2 metros e 40 centímetros, sendo que o rio transborda com 2 metros e 50 centímetros. Por conta do lixo nos boeiros em alguns pontos a água já transbordou. Por conta da chuva  150 famílias que residem em áreas de situação de risco como deslizamentos e alagamentos foram afetadas de alguma forma, dezenas foram relocadas para abrigos públicos.

Já em Laguna, foi a ressaca que prejudicou o município. Um muro e alguns postes de luz foram derrubados pelo mar.

De acordo com informações preliminares o maior volume de chuva foi registrado em Timbé do Sul com 220mm e em Araranguá com 75mm.

O alerta da Defesa Civil aponta ainda para o risco de inundações em Araranguá e Urubici e para risco de deslizamentos do Planalto ao Litoral Sul do estado.Há aindafrio e risco de formação de geada a partir da madrugada de quarta-feira (28) nas áreas altas do Estado.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Alagamentos e inundações:  A orientação é para evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: Neste caso deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Risco a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infra-estruturas e vias em áreas de erosão costeiras.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Onda de frio: Cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.