Defesa Civil participa de Seminário sobre Redução de Risco de Desastres no Ministério Público

dsc07560 

Iniciou nesta quinta-feira (18), o Seminário Ações de Regularização Fundiária Urbana e de Redução de Riscos de Desastres – uma abordagem interdisciplinar, organizado pelo Ministério Público de Santa Catarina. O secretário de estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff participou da solenidade de abertura, na manhã de hoje, no auditório da entidade, Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, em Florianópolis. 

O Seminário segue até a sexta-feira (19) e tem o objetivo de trazer maiores subsídios e capacitação em questões relacionadas à ocupação territorial, seu planejamento e a política de regularização fundiária, aproximando estas políticas públicas das ações de prevenção e a redução de desastres. O evento é voltado para servidores do Ministério Público, magistrados, servidores públicos e público em geral.

Para o secretário Althoff, a iniciativa do Ministério Público é muito apropriada, além de promover uma reflexão acerca de uma cultura de prevenção de desastres, demonstra a importância do trabalho articulado e integrado entre as diversas organizações do Estado.

À tarde, o major Márcio Luiz Alves, secretário adjunto da Defesa Civil Estadual, apresentou o tema “Ocupações de áreas de risco e desastres naturais: intervenções necessárias”. Na explanação do tema, o secretário adjunto tratou das ameaças, vulnerabilidades e riscos. E citou que a questão da vulnerabilidade é a que requer maior atenção, pois ela pode ser de ordem ambiental, estrutural, socioeconômica, institucional e cultural.  

dsc07591 

O evento recebe o apoio do Governo de Santa Catarina, da Fecam, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico.