Defesa Civil presta auxílio a flagelados por tempestade em SC

20151120153514

Foto: Paulo Munauar – SDR Chapecó

Após o registro de uma tempestade no Oeste, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, viajou imediatamente para um dos municípios mais castigados pela ventania, Chapecó. Acompanhado do Secretário Regional, Américo do Nascimento Junior e o Prefeito de Chapecó José Caramori visitaram as áreas atingidas.

Uma das localidade mais prejudicadas, Linha Monte Alegre foi visitada. O Secretário liberou no primeiro momento 200 telhas de 6 milímetros para as residências afetadas. De acordo com coordenador regional da Defesa Civil, Clair Bazi foram garantidas duas casas modulares para famílias que perderam as moradias com a tempestade.

Moratelli destacou que os municípios de Palmitos e Águas de Chapecó também serão beneficiadas. Águas de Chapecó vai receber duas casas modulares e Palmitos. “Estamos realizando esse atendimento inicial, mas vamos acompanhar as necessidades dos municípios, através do nosso trabalho de resposta rápida diante de uma crise como essa,” disse.

A Defesa Civil acompanha a situação de Treze Tílias, que foi atingida por um tornado de mais de 100 km por hora. A cidade registrou danos, que ainda estão em levantamento. O Estado vai atender no que for necessário para os moradores.

Municípios afetados:

Conforme o último relatório de ocorrências da Diretoria de Resposta aos Desastres da SDC, são 14 municípios com algum tipo de dano.

* Chapecó: 120 afetados (alagamento 18.11) alagamentos pontuais, poucas residências afetadas (vendaval 19.11) 30 residências afetadas (04 totalmente destruídas, 06 parcialmente destruídas, 20 destelhadas) 116 afetados e 04 feridos (16 desalojados)

* Caxambu do Sul: 240 afetados (enxurrada/vendaval 19.11) enxurrada de pequena abrangência com atingimento pontual de 40 residências, vendaval afetando 20 residências; IAH/SDC: 01 rolo de lona

* Águas de Chapecó: 45 afetados (08 desalojados) (vendaval 19.11) vendaval afetando 10 residências (2 destruídas), 05 propriedades rurais (estruturas físicas, criação e armazenagem)

* Guaramirim: (vendaval 19.11) vendaval tendo algumas residências afetadas – em levantamento