Fórum Catarinense para Cultura de Prevenção de Desastre marca dois anos da tragédia de 2008

 dsc03901

Na noite de segunda-feira (22), o Departamento Estadual de Defesa Civil realizou o 2º Fórum da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastre com o tema “Uma nova percepção da mídia para a cobertura dos desastres”. O evento aconteceu no Plenarinho, da Assembleia Legislativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Da solenidade de abertura participaram o gerente de prevenção da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves; o secretário executivo de Justiça e Cidadania, Justiniano de Almeida Pedroso, no ato representando o governador de Santa Catarina, e o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Werneck Martins Carvalho, que representou a secretária nacional de Defesa Civil.

O Fórum, que acontece de dois em dois anos – a primeira edição foi em agosto de 2008, tem o objetivo de fortalecer as discussões e reflexões quanto à prevenção de desastres.  Estimular o desenvolvimento de uma nova cultura de prevenção através de veículos de mídia, órgãos públicos e instituições sociais; e incentivar a co-responsabilidade pela qualidade da informação pública sobre a redução de desastres é o principal desafio.

Durante o evento, a Departamento de Defesa Civil lançou oficialmente o livro Comunicação em Desastres – A atuação da imprensa e o papel da assessoria governamental, das jornalistas Ana Paula Zenatti e Soledad Urrutia de Sousa. Os convidados e participantes do evento receberam gratuitamente exemplares dos livros.  

dsc03919 

O 2º Fórum foi marcado pelas discussões da mesa-redonda, que contou com a participação do gerente de prevenção da Defesa Civil SC, major Márcio Luiz Alves; da presidente da Associação Catarinense de Rádio e Televisão – ACAERT, Marise Westphal Hartke; do presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, Miguel Gobbi; e do jornalista José Augusto Gayoso. Durante uma hora e meia, os convidados e participantes trataram da comunicação em desastres, relembrando o desastre de 2008, e principalmente, discutiram como iniciar uma comunicação preventiva, que prepare a sociedade antes que os eventos adversos aconteçam.

Desastre 2008

As enchentes que assolaram Santa Catarina em novembro de 2008, provocaram a morte de 135 pessoas e o desaparecimento de duas. Em 22 de novembro, Santa Catarina sofria com a maior tragédia registrada no Estado, provocada por chuvas frequentes que duraram cerca de três meses, e atingiu mais de dois milhões de catarinenses. Um terço do território catarinense foi atingido pelas chuvas: 63 municípios catarinenses decretaram Situação de Emergência e 14 decretaram Estado de Calamidade Pública.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com

Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania

 dsc03923  dsc03896