Governo busca financiamento para implantação da primeira fase do Plano Diretor na bacia do Itajaí

foto_m_54494

A equipe responsável pela elaboração do projeto de prevenção e mitigação de desastres na bacia do rio Itajaí apresentou ao governador Raimundo Colombo o diagnóstico do Plano Diretor de controle de enchentes, nesta terça-feira (20). Para a primeira fase do plano, serão necessários R$ 185 milhões, sendo R$ 154 milhões por meio de financiamento e R$ 26 milhões de contrapartida do Estado.

Foto: James Tavares / SECOM

O governador Raimundo Colombo decidiu que vai até o Japão para viabilizar os recursos à obras. “Essa ação é de prioridade máxima para o Governo do Estado, por isso temos pressa em realizar essa primeira etapa”, destacou o governador.

A implementação do projeto será dividido em três etapas, sendo que a primeira contempla ações para 10 anos de grau de segurança, com obras estruturais, sistema de monitoramento e alerta de cheias e da contenção da água das arrozeiras. Serão adotadas as medidas de contenção na bacia, reduzindo a vazão que escoa ao rio, além de priorizar o plano de fortalecimento do sistema de prevenção e alerta para enchentes. O financiamento deve ser realizado por meio do Banco JICA e com contrapartida do Governo estadual. “O conceito é represar a água antes que atinjam as cidades. Deste modo, a proposta é aumentar as barragens de Taió e Ituporanga, além de outra série de medidas somadas que darão uma segurança significativa. A JICA é uma instituição do governo japonês, uma das mais conceituadas do mundo, o que nos dá segurança”, destacou Colombo.

Segundo o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, essa ação já não é uma política de Governo, se tornou uma política pública, por isso a apresentação do Plano Diretor e da parceria com o governo japonês. “O mais importante nesse momento é o primeiro passo que está sendo dado em relação às medidas preventivas para desastres nos rios da bacia do rio Itajaí. Estas medidas são de significativa importância para prevenções futuras nessa região”, informou Althoff.

Prevenção – O plano diretor, elaborado com a cooperação técnica do governo japonês, está estruturado em duas principais medidas: para controle de enchentes e de escorregamentos. No material apresentado ao governador estão, ainda, os resultados da avaliação ambiental estratégica, o custo geral dos empreendimentos, a avaliação econômica, o plano de execução dos projetos e a estrutura de implementação. Segundo a equipe, o plano diretor iniciado em março de 2010, tem o objetivo de esclarecer as diretrizes das ações de melhoria da proteção da população, com a indicação de medidas necessárias de implantação dos projetos de prevenção de desastres, estabelecendo grau de segurança de forma gradativa.

De acordo com o secretário Geraldo Althoff, ainda serão realizadas outras apresentações do projeto. “Iremos expor o plano às secretarias setoriais envolvidas, também às secretarias regionais e aos municípios que compõem a Bacia do Rio Itajaí; além da sociedade civil, que faz parte o Comitê Itajaí, e a Associação Empresarial de Blumenau”, finalizou.