Governo do Estado, através da Defesa Civil, apoia municípios atigidos por tempestades severas

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) vem acompanhando nas últimas semanas os eventos meteorológicos registradas nos municípios catarinenses. Foram registradas situações em pelo menos 18 cidades do Estado. Para agilizar as ações de resposta a DCSC já realizou a liberação de 37.685 telhas, 1.965 cumeeiras, 91 kits de acomodação e 102 colchões. Os itens de assistência humanitária representam o investimento de R$ 1.455.641,77 até o presente momento.

Ainda nesta quarta-feira (22) o município de Bom Jesus recebeu de forma ágil o carregamento de telhas que serão distribuídas para as famílias atingidas pelo granizo. “O foco do Governo do Estado e da DCSC é dar uma resposta sempre mais rápida”, disse o chefe da DCSC, David Busarello. Ele apontou como exemplo a situação do município de Bom Jesus que em menos de 17 horas, após a solicitação de apoio, recebeu os primeiros itens solicitados.

O suporte técnico para as Prefeituras foi realizado por cinco coordenadorias regionais da DCSC que foram mobilizadas nas ações. Por solicitação dos municípios os coordenadores regionais da DCSC realizaram vistorias e prestaram apoio na confecção dos documentos necessários para a decretação de Situação de Emergência.

Entre os municípios afetados estão Abelardo Luz, Bom Jesus, Canoinhas, Entre Rios, Ipuaçu, Lages, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço, Seara, São João do Sul, Timbó Grande, Vargeão e Xanxerê. Até o presente momento seis municípios decretaram Situação de Emergência: Abelardo Luz, Bom Jesus, Ipuaçú, Marema, Ouro Verde e Timbó Grande.

Carregamento de telhas sendo entregue no município de Bom Jesus. Foto: DCSC Divulgação.

Sistema de Avisos e Alertas

Santa Catarina está localizada numa das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul, como tornados e microexplosões. Com base nessa realidade o Governo do Estado investiu pesado nos últimos anos estruturando a Defesa Civil Estadual (DCSC) no desenvolvimento de um sistema de monitoramento eficiente.

Atualmente todo território catarinense é coberto por uma rede de radares meteorológicos, por imagens de satélite em tempo real e centenas de estações meteorológicas. O monitoramento é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, por uma equipe especializada que fornece informações antecipadas e confiáveis para a população.

As informações são repassadas para os catarinenses através do site da DCSC, redes sociais, emissoras de TV por assinatura, mensagens SMS, e grupos de WhatsApp para imprensa e agentes de proteção e defesa civil.

É fundamental que os catarinenses se mantenham informados a respeito dos riscos que estão expostos”, comentou Busarello. De acordo com ele, com base nos avisos e alertas emitidos pela DCSC a população pode se preparar de forma mais eficiente para o impacto dos eventos meteorológicos tão recorrentes em nosso Estado.

Para receber os avisos e alertas da DCSC basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) que deseja ser monitorado.