Governo do Estado promove ação pioneira no país

De forma inédita no Brasil Santa Catarina é o primeiro estado que possui um programa que inclui de forma oficial a temática de proteção e defesa civil no currículo das escolas públicas e privadas. A ação foi instituída pelo Decreto assinado pelo governador, Carlos Moisés da Silva, e pelo chefe da DCSC, David Busarello, que torna obrigatória a participação de instituições de ensino fundamental no Programa Defesa Civil na Escola. O ato do Governador vai possibilitar alcançar cerca de 100 mil alunos matriculados nos 6º e 7º anos.

O Estado de Santa Catarina fica localizado no maior corredor meteorológico da América do Sul o que causa a recorrência de eventos meteorológicos extremos. A iniciativa busca ampliar a percepção de risco promovendo a mudança de cultura na área de proteção e defesa civil, com o foco de preservar vidas e reduzir os prejuízos.

O Programa, criado pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), curriculariza a temática capacitando professores e alunos para a redução de risco e de desastres, permitindo a participação, de forma compartilhada e eficaz junto à comunidade e a defesa civil do município. Segundo o chefe da DCSC, David Busarello, as atividades desenvolvidas também focam a ampliação da percepção de risco. “Formando cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os eventos meteorológicos que ocorrem no Estado. Estamos construindo para uma sociedade mais consciente e resiliente. Acima de tudo buscamos formar multiplicadores, tanto os professores nas escolas, quanto os alunos junto as famílias”, completou.

Capacitação de professores no Sul do Estado. Foto: Divulgação.

As primeiras atividades PDCE, como projeto-piloto, ocorreram em 2013 nos municípios de Criciúma, Xanxerê e Rio do Sul. Ao passar dos anos o Programa ganhou corpo e se expandiu para diversos municípios. De 2013 a 2018 foram atendidos 6986 alunos e 1699 professores. A partir de 2017 foi realizada a primeira capacitação de professores a partir da cooperação técnica com o Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú. Em 2019 o projeto se transformou em Programa e foi firmado Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Educação. Com a curricularização do tema foram atendidos 974 educandos.

No ano de 2020 o Programa teve um grande salto com a participação de 59 escolas e a capacitação de 266 professores o que resultou no atendimento de 1770 alunos. A iniciativa continuou sendo impulsionada pela DCSC e no último ano através da plataforma de educação a distância foi ampliada. Atualmente estão sendo capacitados 1.327 profissionais da educação de todo o Estado. A perceptiva é que sejam atendidos 12.350 estudantes de 166 escolas da rede pública, em 105 municípios catarinenses.

Anteriormente as escolas entravam no PDCE através de adesão, com o Decreto todas as escolas de Santa Catarina, públicas e privadas, deverão oferecer Programa no 6º ou no 7º ano. As unidades escolares terão até 2024 para se adequar a iniciativa.