Inaugurado o Dique Fortaleza

c25214ac06f64b427b93d383767d2429

Foto: Eraldo Schnaider

Foi inaugurado o Dique Fortaleza, no sábado, 13. O Polder de Contenção do Rio Itajaí-Açu – PI5, que foi batizado com o nome Ednir Carlos Veneri, será um ferramenta imprescindível na redução e risco de cheias das famílias, que vivem na região.

A prefeitura afirma que o equipamento deve beneficiar cerca de 2 mil famílias da região. A solenidade contou com a presença de autoridades e da comunidade local, beneficiada com essa importante obra de prevenção de cheias. A obra, feita em parceria com a prefeitura, irá bombear as águas do Ribeirão local para o Rio Itajaí Açu, evitando enchentes nos bairros Fortaleza, Fortaleza Alta, Tribess, Nova Esperança, Itoupava Norte e Fidélis.

A obra era esperada por aproximadamente 20 anos. No total, foram investidos quase R$ 4 milhões. A obra executada pela prefeitura de Blumenau recebeu em 2012, R$ 2,5 milhões do Estado. Em dezembro do ano passado, foi firmado um convênio entre município e Defesa Civil do Estado. A parceria resultou no repasse de mais R$ 900 mil, em janeiro deste ano. O montante foi destinado para a finalização da obra. O projeto do PI5 foi contratado e pago pelos próprios moradores em 1992. “Este é um momento muito especial pelo engajamento da comunidade, que não mediu esforços para ter essa obra”, destacou o prefeito Napoleão Bernardes durante a solenidade.

De acordo com o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, a obra é um grande avanço na contenção de cheias. “Temos que comemorar. Após tanta espera, a construção do Dique vem a somar com todas as ações em andamento para reduzir os impactos das chuvas, no Vale, em especial Blumenau”, disse.