Monitoramento Hidrometeorológico SDC/SC 08/03 23:40

Meteorologista: Nicolle Reis

Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

 

No mosaico dos radares meteorológicos de SC abaixo, é possível observar que o tempo permanece instável em todo o estado, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná — do Grande Oeste ao Planalto Norte — no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. 

Figura 1:  Composição das imagens dos radares de SC às 22h40 (horário local) Fonte: Defesa Civil de SC

 

A imagem a seguir mostra a precipitação acumulada estimada nas últimas 6 horas (PAC 6h) pelo radar meteorológico do Oeste. Nela é possível observar que o radar aferiu acumulados entre 45 e 67 mm nas áreas pontuadas em preto, que representam as cidades de Jardinópolis, Quilombo e Passos Maia.

Figura 2: Produto de estimativa de chuva nas últimas 6 horas (PAC 6h) pelo radar do Oeste. Fonte: SDC.

 

Nas próximas horas, a condição de temporais acompanhados de chuva intensa diminui no Extremo Oeste e Oeste Catarinense, com as maiores instabilidades se concentrando nas áreas de divisa com o Paraná, Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral (Grd. Florianópolis, e Litoral Norte), como pode ser observado na imagem do satélite GOES 16, abaixo. Nestas áreas, a previsão indica ocorrências de chuvas intensas ao longo da madrugada, com risco alto a muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. 

Figura 3: Imagem do satélite GOES 16, infravermelho realçado, às 23h (horário local). Fonte: SDC.

 

Os níveis dos rios já apresentam elevação nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Oeste e Meio-Oeste. O risco segue moderado para alagamentos e enxurradas nessas regiões, com destaque em áreas próximas ao Paraná. Na região Oeste já foram registradas ocorrências de enxurradas e alagamentos em municípios como Passos Maia, Quilombo e Jardinópolis. 

 

Nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, os principais pontos monitorados apresentam elevação gradual nos níveis dos rios, em sua maioria ainda em níveis de normalidade, porém os municípios de Agrolândia, Botuverá e Ituporanga os rios apresentam níveis de atenção nos pontos monitorados. Nessas regiões o risco segue alto para ocorrência de alagamentos e enxurradas nas próximas horas, principalmente na região da Grande Florianópolis, onde as bacias tem como característica a rápida resposta às chuvas intensas, e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí.

 

Por isso, siga atento à atualização dos alertas hidrometeorológicos emitidos pela SDC.