Nota Meteorológica SDC SC 19/03 – Microexplosão causa destruição no interior de Abelardo Luz

Elaborado em: 19/03/2024 – N° 024/2024

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Microexplosão causa destruição no interior de Abelardo Luz

O vídeo a seguir, mostra os estragos causados por uma microexplosão, que ocorreu por volta das 13h42 (hora local) da tarde desta terça-feira (19), quando intensas áreas de instabilidade se formaram em SC, associadas ao fluxo de calor e umidade provenientes da região Amazônica e a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica, atingindo principalmente áreas do Grande Oeste.

É possível observar através da imagem de satélite e dos produtos do radar meteorológico do Oeste, o desenvolvimento de tempestades de forma alinhada sobre a região do município de Abelardo Luz e também a ocorrência de uma microexplosão, que pôde ser confirmada pelos produtos VIL e SWI na Figura 1:

Figura 1. Imagens do satélite GOES-16, canal infravermelho realçado às 13h40 (hora local) e dos produtos CAPPI, VIL, VIL, e SWI, do radar de Chapecó respectivamente, que indicam a ocorrência de uma microexplosão no município de Abelardo Luz, na região Oeste de SC, por volta das 13h42min (hora local) da tarde de hoje (19/03/2024). Fonte: SDC/SC.

Com base nas imagens dos estragos provocados e nas análises dos produtos do Radar do Oeste, que apresentam uma queda brusca de 33 mm de para 15 mm da água precipitável no produto VIL (queda típica observada em microexplosões) e que também indicam a ocorrência de uma microexplosão (círculo com triângulo rosa) no produto SWI,  a equipe de meteorologistas ds SDC/SC, confirma a ocorrência de uma Microexplosão por volta das 13h42 da tarde desta terça-feira 19/03/2024, classificada no COBRADE como Tempestade local/convectiva, Vendaval (1.3.2.1.5).