Oficina de Comunicação de Desastres em Florianópolis

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Departamento de Defesa Civil de Santa Catarina (Dedc) da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), realiza nos dias 26 e 27 de agosto, em Florianópolis, a oficina gratuita de Capacitação em Comunicação e Percepção de Risco. A oficina vai acontecer na sede da Defesa Civil Estadual, na Avenida Ivo Silveira, 2320, Capoeiras.

As oficinas acontecem por todo o Brasil e têm o objetivo de evidenciar a importância da comunicação como ferramenta legítima do gerenciamento de riscos, servindo como instrumento para mobilizar profissionais de comunicação e de defesa civil a pensar em estratégias práticas de ação e multiplicação.

O encontro faz parte do projeto Promoção da Cultura de Riscos Desastres (PCRD) e da Campanha Cidades Mais Seguras, realizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em cooperação técnica com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED UFSC) e com o apoio da Editora Lua Nova, por meio da Revista Com Ciência Ambiental.

O conteúdo da oficina inclui, em doze horas de capacitação, abordagem conceitual e discussão sobre temas como Sindec e PNDC; gestão do desastre; sociedade do risco; fundamentos de comunicação; e o papel dos meios de comunicação na cultura de riscos de desastres.

Podem participar das oficinas gestores de defesa civil, assessoria de comunicação e imprensa das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), profissionais de comunicação e imprensa, representantes de secretarias estaduais e municipais com atuação articulada à defesa civil, representantes de órgãos federais e estaduais de regulação e fiscalização ambiental, representantes de universidades e instituições de pesquisa voltadas ao tema.

Programação:

Dia 26/08 (5ª feira), das 14 às 18 horas, palestra com a diretora do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional, Daniela Lopes.

Dia 27/08 (6ª feira), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, oficina com a consultora Cilene Victor da Silva.