Onze municípios catarinenses integram o Plano Emergencial da Defesa Civil Nacional

 dsc09005

Representantes das defesas civis dos municípios de São José, Blumenau, Jaraguá do Sul, Ilhota, Brusque, Gaspar, Luis Alves, Timbó, Palhoça, Rio do Sul e Florianópolis participam nesta semana (31/10, 1º, 3 e 4  de novembro), da construção do Plano Emergencial para elaborar ações de mitigação de riscos e preparação para desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. A oficina acontece no campus da Unisul, em Palhoça, das 9 às 17 horas. 

Nos quatro dias de oficina serão tratados os temas: mapeamento áreas de risco, monitoramento e alerta, preparação e resposta. Os municípios participantes foram definidos pelos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Minas e Energia, Meio Ambiente, Planejamento Orçamento e Gestão, seguindo critérios como: suscetibilidade, ocorrência de enxurradas e deslizamentos, o histórico de recorrência e os óbitos ocasionados pelos desastres.

O secretário de estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, participou da abertura da oficina e ressaltou que defesa civil não existe sem a participação ativa dos municípios. “Temos a visão de que o trabalho integrado entre as esferas federal, estadual e municipal é o norte para uma cultura de prevenção de desastres” destacou Althoff.

O evento é coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Nas apresentações e orientações dos conteúdos, conta com a parceria da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, das Ciências e Tecnologia, da Defesa, Agência Nacional de Águas e Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Programação
Um dia da oficina é direcionado para a definição de ações de identificação de riscos nos municípios priorizados e sistema de monitoramento, alerta e alarme, dois dias para que as ações de elaboração do plano de contingência e um dia para as ações de formulação de simulado e explicação de ações voltadas para aplicação de recurso e solicitação de decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública.

O Plano
O plano de mitigação e preparação para desastre, que está sendo construído pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, vai contemplar 251 municípios em todo o Brasil, considerados prioritários, com base na recorrência dos últimos 20 anos e o número de óbitos. Destes, 199 estão nas regiões do Sul e Sudeste, com base nos mesmos critérios e consulta a especialistas. No mapeamento de áreas de risco serão contemplados 56 municípios, sendo que 29 já possuem e 27 farão o diagnóstico das áreas de risco, a serem realizados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). No eixo de monitoramento e alerta, a Defesa Civil Nacional vai trabalhar para implantação do Centro de Monitoramento e alerta de Desastre (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a reestruturação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional. Já na área de preparação e resposta, a Defesa Civil Nacional realiza oficina com 56 municípios prioritários, realiza simulados e trabalha na mobilização das Forças Armadas. Segundo levantamento da Secretaria Nacional, 1.400 municípios brasileiros apresentam suscetibilidade a recorrência de enxurradas e deslizamentos.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 4009.9816 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.