Palestrantes internacionais visitam stand da Defesa Civil SC

 

IMG 1550

 

Assim como os palestrantes foram o centro das atenções em suas apresentações, o stand da Defesa Civil SC também chamou a atenção de quem passava pela área de exposição do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira. Quadros com fotos de alguns eventos severos que assolaram o Estado contrastam com imagens do sistema de monitoramento por radares meteorológicos recém adquiridos.

Os três radares da Defesa Civil SC produziam imagens em tempo real da condição do tempo em Santa Catarina. E foi isso que despertou a atenção de dois palestrantes internacionais. Allan Lavel da Costa Rica e Bem Wisner do Reino Unido. Eles perguntaram ao técnico da secretaria se os alertas eram emitidos apenas para chuva. Ambos ficaram impressionados ao saberem que as imagens dos radares auxiliam nos alertas não só para chuva intensa, mas também para risco de deslizamentos, granizo, vendaval  e alagamentos.

Além disso, também foi explicado que em breve Santa Catarina terá o mapeamento de risco geológico e hidrológico em todos os municípios. Por fim, parabenizaram o Estado pelo sistema moderno de proteção e defesa civil, diferente de um tempo atrás onde não haviam equipamentos modernos para prever os acontecimentos climáticos.