Parceria amplia acesso a estações meteorológicas

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), através do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Canoinhas, e a Alliance One formalizaram, na tarde da última quarta-feira (28), parceria técnica para compartilhamento de dados climáticos da estação meteorológica pertencente a empresa. O Termo de Parceria prevê o acesso aos representantes da DCSC aos dados. Na estação da empresa, que atua no ramo do tabaco, são captadas informações de temperatura, direção dos ventos, pressão barométrica, umidade, entre outros.

Parcerias com instituições públicas e privadas que operam redes de monitoramento são importantes e estratégicas para a Defesa Civil”, comentou o coordenador de monitoramento e alerta da DCSC, Frederico Rudorff. Segundo ele, esta é a forma mais rápida e barata de expandir a capacidade de monitoramento e alerta no Estado.

A DCSC já mapeou 278 estações de nível, 539 pluviômetros e 33 estações meteorológicas completas em todo o Estado. É provável que o número real de estações seja ainda maior, mas estas diferentes redes não integram uma única base de dados o que dificulta o acesso e monitoramento.

Rudorff destaca que a DCSC está trabalhando em um projeto com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para a implantação da plataforma de Big Data Boa Vista que vai realizar a unificação destes dados. “A plataforma vai permitir a visualização e análise integrada, provendo inteligência em tempo real para auxiliar gestores estaduais, regionais e municipais na tomada de decisão, em especial para a emissão de alertas de inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos”, finalizou Rudorff.

Já o coordenador regional da DCSC de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, ressaltou que a parceria com a Alliance One vai trazer benefícios diretos para os dez municípios atendidos pela Regional. “Com dados mais precisos poderemos suprir os municípios com mais informações o que é importante para o planejamento e tomada de decisões”, explicou.

Visita a estação meteorológica. Foto Divulgação.