Plano de contingência para a Reserva do Tabuleiro começa a ser criado.

Na tarde desta terça-feira (01) foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD), em Florianópolis, a primeira reunião de trabalho para elaboração do Plano de Contingência do Parque Florestal da Serra do Tabuleiro. Participaram do encontro representantes da Prefeitura Municipal de Palhoça, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Defesa Civil de Santa Catarina.

Na oportunidade foram apresentados o posicionamento das entidades e sugestões de ações que podem ser realizadas. A reunião foi importante para o alinhamento entre os órgãos que irão desenvolver trabalhos nas áreas de prevenção e preparação. Todos os parâmetros do documento serão elaborados em conjunto nos próximos encontros do Grupo de Trabalho. Além das atividades mitigatórias serão definidos procedimentos e ações integradas para as mais diferentes situações.

IMG 5158

A reunião contou com a participação de várias órgão que realizam ações no Parque da Serra do Tabuleiro. Foto: Flávio Jr Ascom DC SC.

Na primeira fase será feito um diagnóstico da atual situação do Parque e dos recursos disponibilizados pelas entidades. Serão levantados os riscos, áreas mais vulneráveis e os meios existentes para educação ambiental e combate ao fogo.

“O trabalho agora é reunir material e informações para embasar o planejamento. Na reunião foi possível ver que as entidades já possuem trabalhos nesse sentido e que agora, em conjunto, serão potencializados”, comentou o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

Em paralelo com as atividades de prevenção e resposta também serão elencados projetos educacionais com foco nas comunidades no entorno da unidade de preservação para conscientizar a população sobre os perigos de queimadas, reduzir os riscos e ampliar o monitoramento da área com o apoio dos moradores.

“O Plano de contingência é a materialização de um trabalho em conjunto, entre o Corpo de Bombeiros Militar, as defesas civis municipais e Estadual, e as prefeituras municipais, e com outras instituições para atender a população na resposta a um evento adverso, como um desastre natural. Um plano bem elaborado e massificado entre os entes da administração pública tem um único resultado final após a atuação em um desastre: a excelência nos atendimentos à população, e a perfeita integração entre as agências que trabalham na crise”, explicou o Subcomandante-Geral do CBMSC, Ricardo José Steil.

O Grupo de Trabalho fará reuniões a cada 15 dias até a conclusão do Plano de Contingência.