Projeto catarinense impressiona OEA

Nesta sexta-feira (02) o secretario geral da Organização dos Estados Americanos (OES), Luiz Leonardo Almagro Lemes, visitou o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD). Almagro foi recebido pelo secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que fez uma apresentação do Projeto de Proteção e Defesa Civil que está sendo colocado em prática no Estado.

No total estão sendo investidos cerca de R$ 100 milhões. Dentre as ações a instalação de três radares metereológicos, que cobrem 100% do território catarinense, a construção e aparelhamento do CIGERD de Florianópolis e mais 20  CIGERDs regionais.

“Estou muito impressionado pelo o que vi em Santa Catarina que definitivamente é de nível de primeiro mundo. Um exemplo para ser replicado nas Américas, onde enfrentamos muitos desastres naturais que nos custam parte do PIB e da Infra estrutura’, comentou Almagro. Segundo ele a capacidade de prevenção resposta e reparação que Santa Catarina possui está muito adiantada com a utilização de tecnologia, técnicos e da coordenação que é de primeiro nível.

IMG 4585

O Secretário da OEA também destacou que o projeto catarinense poderia fazer a diferença com a implantação de um centro de gerenciamento igual ao de Santa Catarina no Caribe ou na América Central. “Um Centro como este daria aos países a possibilidade de manejo das crises diferente e maior capacidade de resposta. Estamos levando muitas coisas e esperamos fortalecer a parceria com Santa Catarina neste respeito”, completou.

Já o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, ressaltou que a parceria com a OEA pode trazer muitos frutos. “Essa troca de inteligência, informações e procedimentos ampliam nossa capacidade de resposta. Os países das Américas possuem muita tecnologia e conhecimento do que já ocorreu em fenômenos passados. Quanto mais formos assertivos e mais rápido colocarmos uma política de proteção e defesa civil consolidada em nosso Estado, menos estaremos expostos a crises e mais protegidos estarão os cidadãos” finalizou Moratelli.

IMG 4605

O Cigerd estadual concentra os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Cartografia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência e Ações Emergenciais, Gestão Integrada de Crise e Resposta a Desastres. A estrutura ainda não foi inaugurada mas já gera serviços como o de emissão de alertas meteorológicos e demais funções operacionais da Defesa Civil.