Segue a elaboração da Proposta do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil

Nesta quinta-feira, 25, foi realizada a Oficina de Construção da Proposta do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PPDC). O evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação de servidores de todas as áreas da Defesa Civil Estadual e do CEPED/UFSC que atuam na montagem do documento. A Legislação determina que os estados devem criar o PPDC até o primeiro semestre de 2023. O Plano está sendo criado pelo Governo do Estado, através da DCSC e vai atuar em diversas áreas como saúde, educação, segurança, habitação, infraestrutura, dentre outras.

“Estamos chegando na fase final do PPDC para a conclusão deste documento importante”, ressaltou o chefe da DCSC, David Busarello. Na abertura dos trabalhos ele agradeceu a todos do CEPED UFSC e da Diretoria de Gestão da Educação pela dedicação e parceria neste projeto. “Temos que nos dedicar para construção de um documento sólido e que será referência, pois não existe outro estado que desenvolveu um PPDC tão sólido e eficaz como o nosso”, destacou. Busarello comentou que recentemente foi realizado contato com todas as secretarias de estado, afins ao Plano, para o desenvolvimento do que deve ser colocado no documento. “Ele será um marco histórico para o desenvolvimento das políticas públicas do Governo do Estado na área de proteção e defesa civil. Vamos conseguir evoluir nesse excelente trabalho e elevar para um novo patamar o que temos como missão de defesa civil”, finalizou.

O Plano vai definir as ações governamentais de proteção e defesa civil no âmbito estadual para as políticas e estratégias que reduzam o impacto dos desastres que são registrados todos os anos em SC. Para orientar a criação do PPDC foram analisadas as maiores ameaças registradas desde 1970 que são: Enxurradas, estiagem, vendavais, inundações, granizo, deslizamentos, tornados, ressacas e erosão costeira. Esses eventos englobam 85% das pessoas afetadas, 91% dos desabrigados, 98% das mortes e 90% dos prejuízos econômicos.

Serão cinco eixos estratégicos que buscam: Compreender os riscos de desastres e fortalecer a governança; Investir na redução de riscos e desastres por meio de um planejamento integrado e multissetorial; Melhorar as ações de resposta e recuperação através de investimentos na preparação; Desenvolver uma cultura de proteção e defesa civil mediante ações de capacitação continuada.

Na primeira fase foi finalizado o diagnostico que apresenta a trajetória da Defesa Civil, o embasamento teórico do Projeto de Planejamento para o PPDC/SC e dados dos trabalhos realizados atualmente e análise de risco de todos os municípios do Estado.

Após a conclusão o PPDC vai embasar os planos municipais de proteção e defesa civil. De acordo com Rafael Schadeck, da CEPD/UFSC, os municípios serão beneficiados em cada eixo estratégico do Plano. “O documento, como um todo, busca ações que possam gerar resultados, mas acima de tudo ele propicia o entendimento da situação para o planejamento de ações de redução de risco”, completou Schadeck.