Sobe para 23 o número de municípios atingidos pelas chuvas em SC

13_08_09_166_large

A Defesa Civil Estadual registrou, desde sexta-feira (26), estragos em 23 municípios catarinenses por causa da forte chuva dos últimos dias.  Seis municípios decretaram situação de emergência: Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Ilhota, Luiz Alves e Palhoça.

Para o município de Antonio Carlos, onde mais de 100 casas foram atingidas, oito comunidades isoladas e 150 pessoas desalojadas, o Governo do Estado liberou R$ 200 mil emergenciais. A Defesa Civil Estadual auxilia com 100 cestas básicas, 100 travesseiros, lençóis e fronhas, 100 cobertores e kits de limpeza.

Ao município de Palhoça foram repassados por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil R$ 100 mil e mais 250 cestas básicas e 100 colchões. Segundo o relatório da Defesa Civil da cidade 50 ficaram desalojadas e 80 desabrigadas.

Outras três cidades recebem da Defesa Civil Estadual cestas básicas. São José 200 cestas e 150 colchões, Biguaçu 250 e Águas Mornas 157 cestas básicas.

Relação dos municípios atingidos:

Antonio Carlos
Taió
Timbé do Sul
Tijucas

Previsão: o Litoral permanece com tempo instável e com condições de chuva devido a proximidade de um sistema de baixa pressão que está no oceano. Os acumulados de chuva devem variar entre 40 e 50 mm em média até a próxima madrugada, com pontuais que podem superar estes valores. Portanto, ainda permanece o estado de atenção devido a possibilidade de alagamentos e deslizamentos. No período da tarde há previsão de pancadas isoladas de chuva para a maioria das regiões e não se descarta o risco de temporais isolados. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado devido à umidade do ar alta. Vento de sul a sudeste no Litoral, e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.